Homem é engolido e cuspido por baleia enquanto navegava em caiaque

Jovem de 23 anos teve encontro com jubarte no Chile, ao tentar realizar uma travessia com o pai

14/02/2025
Foto: Montagem/ Reprodução

Esse é do tipo de história que só dá para acreditar porque alguém filmou! Um homem foi engolido por uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) e cuspido de volta, enquanto navegava de caiaque.

O caso impressionante aconteceu com Adrián Simancas, de 23 anos, que, ao lado do pai, tentava realizar uma travessia perto de Punta Arenas, no extremo sul do Chile, a bordo de um barco inflável.

 

Os dois saíram da baía de El Aguila, 70 km ao sul de Punta Arenas, e planejavam ir até a ilha de Nassau. “Tivemos que cancelar a viagem por causa do encontro com a baleia, já que perdi meu remo”, contou Adrián ao jornal La Prensa Austral.

Em menos de um segundo, senti aquele impacto tão forte que soube que não poderia ser uma onda, porque seria um tsunami ou algo estranho– relembrou ao veículo

No vídeo, registrado pelo pai, é possível observar Adrián a bordo do caiaque em meio a um mar relativamente agitado, já que chovia. Pouco depois, a baleia emerge da água já com a boca aberta, como costuma fazer para se alimentar dos cardumes de peixes.

 

Quem vai para dentro, contudo, é Adrián.

Senti como se algo estivesse roçando meu rosto. É como uma cor entre azul e branco, que estava vindo de cima, de ambos os lados e me afundando– contou

Poucos segundos depois de ser engolido pela baleia, o homem é cuspido de volta pela jubarte. No vídeo, é possível ouvir seu pai o orientando a ter calma e se agarrar ao caiaque.

Foto: Image-Source / Envato

Adrián relatou ao jornal chileno que subiu na embarcação do pai e amarrou um caiaque ao outro, para ser rebocado até a costa. Segundo ele, o maior medo era que o animal acabasse derrubando também seu pai, impossibilitando a volta à terra firme.


O que as baleias-jubartes comem?

Apesar do susto vivido por Adrián, vale ressaltar que as baleias jubarte não se alimentam de humanos. Sua dieta é constituída, principalmente, por krill (um pequeno crustáceo semelhante ao camarão) e pequenos peixes, como sardinhas e anchovas.

Foto: drewsulock / Envato

Para se alimentar, as baleias emergem da água já com a boca aberta, assim, conseguem pegar, de uma única vez, uma boa quantidade de peixes.

 

Junto com os animais, claro, essas gigantes acabam engolindo, também, muita água. Por isso, elas abrem a boca novamente para a água sair, de forma que os peixes ficam presos em suas barbatanas dentro da boca.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio