Cyclone radar, da Raymarine, promete mais precisão, alcance e definição. Equipamento é oferecido pela Marine Express
A Marine Express esteve no Rio Boat Show 2022, onde mostrou diversos produtos, dentre eles seu novo e avançado radar, o Cyclone, da Raymarine. Lançado no Miami Boat Show deste ano, o equipamento fez sua primeira aparição no Brasil durante a feira carioca.
Diferentemente de seus antecessores na marca, este modelo de estado sólido não faz uso de microondas. Isso se traduz em uma alta precisão, longo alcance (72 milhas náuticas) e grande definição dos alvos. Por exemplo, o radar consegue identificar e representar, com muitos detalhes, ilhas pequenas e distantes. Também mostra as condições meteorológicas locais, inclusive formações de nuvens, o que permite ao capitão evitar tempestades.
Outro destaque do Cyclone é seu Sistema Doppler, que traz um esquema de diferenciação de alvos. Objetos parados são representados em cinza; já os que se movimentam aparecem em verde e vermelho. O verde diz respeito a embarcações que navegam no mesmo sentido do barco do proprietário, enquanto o vermelho mostra as que se encontram em rota de colisão. Esse esquema é particularmente útil no período noturno e em ambientes com alta concentração de barcos.
Os amantes da pesca também podem comemorar a chegada deste radar, já que ele se mostra um grande aliado nesta prática esportiva. Seu modo pássaro identifica aves nas proximidades, o que auxilia na descoberta de cardumes.
Sua antena vem em três tamanhos e atinge velocidades de rotação de até 60 rpm. As pequenas aberturas em cada lado da estrutura permitem a refrigeração da antena, enquanto sua estrutura fechada evita a condensação de água em seu interior – e o consequente prejuízo ao equipamento.
Cristiano Sestini, diretor executivo da Marine Express, afirmou, em entrevista à NÁUTICA, que o modelo foi uma solicitação da Guarda Costeira americana. O órgão em questão desejava um equipamento que, mesmo em uma embarcação a 100 km/h, fosse capaz de identificar rapidamente alvos no mar.
Confira a conversa na íntegra:
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar
Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção
Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata
Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro
Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior