Cyclone radar, da Raymarine, promete mais precisão, alcance e definição. Equipamento é oferecido pela Marine Express

Por: Redação -
10/05/2022

A Marine Express esteve no Rio Boat Show 2022, onde mostrou diversos produtos, dentre eles seu novo e avançado radar, o Cyclone, da Raymarine. Lançado no Miami Boat Show deste ano, o equipamento fez sua primeira aparição no Brasil durante a feira carioca.

Diferentemente de seus antecessores na marca, este modelo de estado sólido não faz uso de microondas. Isso se traduz em uma alta precisão, longo alcance (72 milhas náuticas) e grande definição dos alvos. Por exemplo, o radar consegue identificar e representar, com muitos detalhes, ilhas pequenas e distantes. Também mostra as condições meteorológicas locais, inclusive formações de nuvens, o que permite ao capitão evitar tempestades.

Outro destaque do Cyclone é seu Sistema Doppler, que traz um esquema de diferenciação de alvos. Objetos parados são representados em cinza; já os que se movimentam aparecem em verde e vermelho. O verde diz respeito a embarcações que navegam no mesmo sentido do barco do proprietário, enquanto o vermelho mostra as que se encontram em rota de colisão. Esse esquema é particularmente útil no período noturno e em ambientes com alta concentração de barcos.

Os amantes da pesca também podem comemorar a chegada deste radar, já que ele se mostra um grande aliado nesta prática esportiva. Seu modo pássaro identifica aves nas proximidades, o que auxilia na descoberta de cardumes.

Sua antena vem em três tamanhos e atinge velocidades de rotação de até 60 rpm. As pequenas aberturas em cada lado da estrutura permitem a refrigeração da antena, enquanto sua estrutura fechada evita a condensação de água em seu interior – e o consequente prejuízo ao equipamento.

Cristiano Sestini, diretor executivo da Marine Express, afirmou, em entrevista à NÁUTICA, que o modelo foi uma solicitação da Guarda Costeira americana. O órgão em questão desejava um equipamento que, mesmo em uma embarcação a 100 km/h, fosse capaz de identificar rapidamente alvos no mar.

Confira a conversa na íntegra:

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela: na BRA-RGS, vencedor cruzou linha de chegada após 12h de regata

    Percurso de Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, foi marcado pela variação de vento; confira resultados gerais

    Lago Paranoá, palco do Brasília Boat Show, tem vila submersa e pequenas ilhas; conheça

    Fruto de um projeto arquitetônico, lago possui uma rica história e é ponto de lazer, pesca e esportes na região

    Marine Center atracará no Brasília Boat Show com produtos de primeira linha para barcos

    Considerada um dos maiores atacados náuticos do Brasil, empresa estará no salão que acontece de 14 a 18 de agosto no Lago Paranoá

    Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista

    Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’

    Growdeck levará deques náuticos e acessórios à primeira edição do Brasília Boat Show

    Considerada uma das principais marcas de pisos náuticos no Brasil, empresa atracará no Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto