Destinos Náuticos: público do Boat Show conferiu opções turísticas e cultura diversa

Estandes de São Paulo, Ilhabela, Goiás, Paraná e Bahia capricharam no visual para mostrar o que há de mais bonito nas regiões

26/09/2024
Estandes contaram com experiências imersivas, como esta do estado de São Paulo. Foto: Revista Náutica

Além de reunir grandes estaleiros e marcas de motores e acessórios, o São Paulo Boat Show 2024 trouxe ao público a atração Destinos Náuticos, com estandes de estados e cidades que mostraram o que há de mais bonito nas regiões, especialmente para quem ama navegar e estar em contato com águas doce e salgada.

Por meio de vídeos, panfletos, espaços instagramáveis e elementos culturais, os espaços reservados aos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Bahia, além da cidade de Ilhabela, cativaram os visitantes e chamaram a atenção também para a importância do investimento no setor náutico.

Confira o que cada Destino Náutico exibiu

São Paulo

O estado que abriga o São Paulo Boat Show optou por um espaço imersivo, rodeado por imagens captadas no fundo do mar. Quem passava por lá também recebia panfletos variados com dicas de destinos turísticos e náuticos.

Foto: Revista Náutica

Além dos conhecidos litorais nortes e sul, com praias belíssimas, a Secretaria de Turismo e Viagens do estado procurou difundir conhecimento acerca dos rios Tietê, Paraná e Paranapanema, que também oferecem muitas opções para os apaixonados por navegar e se aventurar em atividades como o mergulho.

Ilhabela

Cidade localizada no litoral norte de São Paulo, Ilhabela montou no salão um estande colorido e cheio de elementos náuticos.

Foto: Revista Náutica

Logo na entrada, havia um veleiro Optimist, da escola municipal de vela Lars Grael — que oferece aulas totalmente gratuitas. Um cercado destinado a recolher velas descartadas foi emprestado por uma ONG local, que usa o material para criar bolsas, casacos e outros itens de vestuário.

 

Nas paredes, pinturas da artista Amora Sgarbi, residente de Ilhabela, conhecida por reproduzir, em nanquim, imagens relacionadas à vela e ao mar. O estande também trouxe dois telões com fotos de uma baleia jubarte e de um navio de cruzeiro — devido ao avistamento de baleias na região e ao porto de recebimento de cruzeiros.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

“Somos detentores do maior evento náutico da América Latina, que é a Semana de Vela de Ilhabela, e queremos promover a cidade como destino turístico e náutico, além de abrir espaço para que empresários venham com a gente”, afirma Carolina Reis, assessora de Turismo de Ilhabela.

Goiás

Os circuitos de pesca foram um dos destaques do estande. Quem gosta da prática, ficou por dentro do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, que já conta com 260 barcos inscritos, e dos dois torneios femininos Tucuna Queen e Rainha do Araguaia, exclusivos para as pescadoras.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Depois de oferecerem um cafezinho aos visitantes, os expositores também falaram sobre as maravilhas de Goiás, como o rio Araguaia, Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros e outras regiões muito bem aproveitadas pelos amantes náuticos.

 

Em exposição, um jet da Sea-Doo, escolhido para consolidar a ideia de que não faltam oportunidades para os aventureiros desbravarem o estado.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Paraná

O estande divulgou as unidades de conservação do estado, que incluem belas cachoeiras, e vários locais de passeios, como Salto São João, Salto São Francisco da Esperança e Ilha do Mel.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Em uma das paredes, um grande mapa identificava os novos parques da região e, em telões, vídeos de empresas parceiras mostravam opções de trilhas, pesca e parques aquáticos.

Foto: Revista Náutica

Os visitantes ainda ficaram por dentro da mostra da Expo Motorhome (que acontece no Paraná e chegará a São Paulo em novembro), e puderam degustar cachaças do estado e tirar fotos com câmeras instantâneas.

Bahia

Marcos Miranda, coordenador da SETUR Bahia, destaca que, das 13 zonas turísticas da Bahia, sete têm vocações náuticas — sendo quatro na costa marítima e três em águas doces.

Foto: Revista Náutica

Foi para mostrar isso ao público que o estande levou panfletos com mapas e destinos, cocadas típícas baianas, fitinhas do Bonfim e uma sorridente baiana vestida com roupas típicas.

 

Todo colorido, o espaço também exibiu fotografias de atividades náuticas, vida marinha, passeios aquáticos e chamou a atenção para a regata Aratu-Maragojipe, que começa em água salgada e termina em água doce.

Primeiro Salvador Boat Show acontecerá em novembro deste ano. Foto: Revista Náutica

Os expositores ainda buscaram conversar com estaleiros, marinas, resorts e outros players do mercado para mostrar o investimento no universo náutico que foi feito nos últimos anos e convidá-los a aproveitar as oportunidades de negócios.


São Paulo Boat Show 2024

Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reuniu, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda puderam participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Schaefer V44: uma lancha pronta para conquistar o mundo

    Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva

    Foz do Iguaçu receberá a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show em novembro

    Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná

    Entenda o que está acontecendo no Morro do Careca, em Natal, que corre risco de colapso

    Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal

    Teste Solara Boat House: o conforto de uma casa que desliza sobre as águas

    São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas

    50 anos de mar: conheça o veleiro MorGazek, que está na Copa Mitsubishi 2024

    Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos