Quer pilotar um jet? Confira 6 dicas essenciais para iniciantes
É sempre bom estar preparado para sair com mais confiança e segurança. Veja nossas dicas


Pilotar um jet é uma das práticas mais cobiçadas pelos amantes do mar. Isso porque trata-se de uma embarcação rápida, compacta e fácil de manusear — quando já se tem certo domínio. Além disso, é garantia de adrenalina e diversão. Sendo assim, muitos tem vontade de embarcar nessa aventura.
Praia imprópria: como ela ganha a classificação e os riscos para saúde
Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Como a modalidade é ainda mais procurada no verão, NÁUTICA traz dicas rápidas para quem está começando a contar as primeiras milhas no universo das motos aquáticas e quer saber tudo sobre pilotar um jet.


Habilitação para jet
É muito importante que se tenha habilitação de motonauta (MTA) para pilotar um jet. Ele é como qualquer outro meio de transporte e não pode ser pilotado por qualquer pessoa, de qualquer jeito. Inclusive, um erro pode gerar importantes consequências ao piloto e a outras pessoas.
Local ideal para prática
Com a habilitação em mãos, contudo, é preciso ter paciência e não correr direto para o mar agitado — isso costuma ser um erro comum dos iniciantes. É indicado que se pratique em águas abrigadas, sem barcos, pessoas, nem muito movimento, para ter um bom controle do jet.
Após o devido treino, aí sim navegar em condições e locais mais movimentados, com exposição aos elementos do mar. É importante ressaltar que jets não podem navegar em águas fora da área de “navegação interior”. Isso se refere a dois tipos de áreas, conforme a classificação a ser definida pela Capitania dos Portos local:
- Área 1: águas abrigadas, tais como: lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas e não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações;
- Área 2: águas parcialmente abrigadas, como locais onde, eventualmente, sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações.
Pilotar jet e lancha não é a mesma coisa
É comum achar que jet e lancha são intuitivos e por isso parecidos no jeito de pilotar, mas não é bem assim. Ao manobrar uma lancha, por exemplo, deve-se reduzir a velocidade e girar o timão. Mas caso faça isso com o jet, ele irá, basicamente, se deslocar em linha reta, o que acaba não sendo intuitivo para o piloto.
Andar de moto aquática à noite
Para os amantes da vida noturna marinha, fica o aviso: como o jet não possui luzes de navegação e não se classifica para este tipo de navegação, é estritamente proibido andar de jet à noite.
O que é obrigatório para o passeio de jet
Para não se ter uma surpresa desagradável ou correr riscos desnecessários — e ainda passar ileso numa fiscalização da Marinha do Brasil — ao andar de jet é necessário se atendar a alguns pontos.
É mandatório o uso do colete salva-vidas classe V, homologado pela Diretoria de Portos e Costas (para o condutor e passageiro). Também é preciso ter a chave de segurança atada ao pulso, ao colete ou a qualquer outra parte do condutor. Além disso, é obrigatório o uso de placa ou adesivo junto à chave de ignição, alertando o piloto quanto a obrigatoriedade de ser habilitado como Motonauta.
E as crianças?
Atenção para quem deseja andar de jet com crianças! É proibido o transporte dos pequenos com idade inferior a 7 anos na garupa de moto aquáticas, sendo também proibida a condução de crianças na frente do piloto.
Seguindo essas dicas básicas você pode aproveitar muito com amigos e familiares seus momentos em cima do jet. Boa diversão!
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estado receberá mais de 50 eventos e competições, com destaque para a 3ª edição do Salvador Boat Show, em novembro deste ano
Marca apresenta dois modelos de cascos expansores no evento: Raptor Boat 16 e Raptor Boat 23. Salão segue até o dia 19 de abril, na Marina da Glória
Com produção no México, marca volta com força ao mercado brasileiro. Evento segue até 19 de abril, na Marina da Glória
Nova Pointter 155 Easy Ride, da Pointter Mar, ganha nova versão pensada por Pedro Bittencourt, que é totalmente cego, para seguir legado do pai
Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória




