Conheça Shicheng, cidade chinesa de 600 anos submersa propositalmente

Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores

07/12/2023
Lago Qiandao, na província de Zhejiang, na China

Desde 1959, a cidade de Shicheng, na China, está submersa em 40 metros de profundidade no lago Qiandao, na província de Zhejiang. O local, que antes abrigava pessoas e histórias, deu lugar a uma usina hidrelétrica, fazendo com que 300 mil pessoas precisassem ser realocadas.

Também conhecida como Cidade do Leão — devido à proximidade com a Montanha dos Cinco Leões, ou Wu Shi –, a cidade de Shicheng possui registros que levam estudiosos a acreditarem que seu apogeu ocorreu ainda nas Dinastias Ming e Qing, entre 1368 e 1912.

Foto: Canal CDub no YouTube / reprodução

Ou seja, o lago carrega em sua profundidade uma ancestralidade que nem o tempo, tampouco a usina, conseguiram apagar. A primeira tentativa de exploração subaquática da cidade aconteceu em 2001, quando foi descoberto que haviam 265 arcos nas ruínas preservadas.


Em 2010, 51 anos após a cidade ter sido propositalmente inundada, a Geografia Nacional Chinesa, em um artigo, revelou fotos e ilustrações nunca antes vistas de como Shicheng poderia ter sido no passado.

 

 

Diferente do que se pode imaginar, a cidade submersa, que tem aproximadamente o tamanho de 62 campos de futebol, se apresentou completamente preservada, graças a baixa exposição à luz e ao oxigênio.

 

Além disso, é possível ver, claramente, no fundo das águas doces do lago Qiandao, uma porção de estátuas de pedra de vários animais, como leões e dragões, assim como inscrições que datam de 1777, 246 anos atrás.

Atualmente, mergulhos na cidade são permitidos, mas reservados apenas às pessoas experientes, já que nem todo local foi mapeado, o que pode apresentar perigos a turistas sem experiência.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda

    Adolescente para lancha desgovernada e impede acidente em lago nos EUA

    Imagens gravadas por quem estava no local mostram jovem de 17 anos saltando de um jet em direção ao barco que rodopiava sem condutor

    Público do Brasília Boat Show tem desconto exclusivo em hotéis parceiros; saiba como funciona

    Visitantes do evento náutico, que atraca pela primeira vez no Lago Paranoá, poderão desfrutar de condições especiais no momento da reserva

    Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação

    Quando na vertical, paredes internas viram pisos e móveis são adaptados para a nova posição

    Na dúvida de qual jet comprar? Confira modelos da Sea-Doo para cada necessidade

    Empresa conta com opções que atendem desde iniciantes no universo náutico até apaixonados por velocidade ou pesca