Conheça Shicheng, cidade chinesa de 600 anos submersa propositalmente

Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores

07/12/2023
Lago Qiandao, na província de Zhejiang, na China

Desde 1959, a cidade de Shicheng, na China, está submersa em 40 metros de profundidade no lago Qiandao, na província de Zhejiang. O local, que antes abrigava pessoas e histórias, deu lugar a uma usina hidrelétrica, fazendo com que 300 mil pessoas precisassem ser realocadas.

Também conhecida como Cidade do Leão — devido à proximidade com a Montanha dos Cinco Leões, ou Wu Shi –, a cidade de Shicheng possui registros que levam estudiosos a acreditarem que seu apogeu ocorreu ainda nas Dinastias Ming e Qing, entre 1368 e 1912.

Foto: Canal CDub no YouTube / reprodução

Ou seja, o lago carrega em sua profundidade uma ancestralidade que nem o tempo, tampouco a usina, conseguiram apagar. A primeira tentativa de exploração subaquática da cidade aconteceu em 2001, quando foi descoberto que haviam 265 arcos nas ruínas preservadas.


Em 2010, 51 anos após a cidade ter sido propositalmente inundada, a Geografia Nacional Chinesa, em um artigo, revelou fotos e ilustrações nunca antes vistas de como Shicheng poderia ter sido no passado.

 

 

Diferente do que se pode imaginar, a cidade submersa, que tem aproximadamente o tamanho de 62 campos de futebol, se apresentou completamente preservada, graças a baixa exposição à luz e ao oxigênio.

 

Além disso, é possível ver, claramente, no fundo das águas doces do lago Qiandao, uma porção de estátuas de pedra de vários animais, como leões e dragões, assim como inscrições que datam de 1777, 246 anos atrás.

Atualmente, mergulhos na cidade são permitidos, mas reservados apenas às pessoas experientes, já que nem todo local foi mapeado, o que pode apresentar perigos a turistas sem experiência.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Órgão do Mar: obra arquitetônica transforma ondas em música natural na Croácia

    Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga