Distância da praia
Muita gente pergunta qual é a distância que se pode chegar de barco até a praia. No verão passado, TV Náutica preparou uma série de dicas para a temporada em que mais se sai para navegar e alguns cuidados, principalmente no quesito de segurança, são super necessários de se ressaltar. E essa dica foi um dos assuntos debatidos por nossa equipe.
Porém, não é só no verão que muitas praias ficam lotadas de barcos, dividindo espaço com os banhistas. Nesse vídeo da seção Quero Saber, Marcio Dottori explica como é permitido e recomendável agir nesse quesito.
De acordo com o Ripeam, Regulamento internacional para evitar abalroamento no Mar, uma espécie de código de trânsito com regulamentações para a navegação no mar, nós devemos manter uma distância de 200 metros das praias, de modo geral, devemos navegar, em velocidade, somente a 200 metros das praias.
Mas é claro que, em situações corriqueiras que a embarcação precisa chegar mais perto do que isso das praias, como para embarque, desembarque, ancoragem ou recolhimento do barco, há outra recomendação no Ripeam: que seja sempre na menor velocidade possível e com o máximo de cuidado com os banhistas.
O ideal, de fato, é que nas chegadas e saídas das praias, os barcos possuam um local devidamente reservados para essas manobras, marcados com boias sinalizadoras. Essa sinalização e demarcação do local pode ser feita por prefeituras, associação de moradores locais, ou marinas se devidamente regulamentadas.
Assista o vídeo abaixo e confira as dicas completas do nosso diretor técnico, Marcio Dottori, para se obter o máximo de segurança quando próximo à praia.
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos
Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar