Do Rio a Manaus: a saga de 45 dias para a entrega de uma lancha de mais 50 pés da Real

03/06/2020

A Real Powerboats acaba de fazer a entrega de mais uma lancha. Até aí, nada demais. O admirável está na distância que separava o vendedor do comprador: a lancha, de mais de 50 pés, foi entregue em Manaus!

A operação — uma grande saga —, capitaneada pelo próprio comandante do estaleiro, Paulo Thadeu, tendo como imediato o vendedor Marco Antônio, consumiu 45 dias, entre terra e água, percorrendo um rota repleta de belas paisagens, mas também cheia de obstáculos. Ao final de 4 290 km (!), a lancha foi entregue a seu proprietário. Tudo dentro de um planejamento minucioso. Não há distância que separe um barco do cliente.

“Chegamos no último sábado e o cliente nos levou a marina Tauá, que diga-se de passagem, é uma das maiores da região. Ao chegar à marina, notamos o burburinho que o barco gerou. Todo mundo veio elogiar! Ficamos muito felizes com a repercussão. Pessoas vieram pedir para conhecer o barco e ficaram muito impressionados com o design, espaço interno e acabamento”, relatou Marco Antônio, que está há 15 anos na Real.

Para a operação ter sucesso, o estaleiro escalou três funcionários, que ficaram responsáveis pela montagem do barco na chegada a Manaus — como a maior parte da viagem foi por terra (o deslocamento por água se resumiu a sete dias), a lancha precisou ser transportada com a parte de cima desmontada.

Já com o barco em ação, Paulo Thadeu avaliou seu desempenho nas águas amazonenses. “Ficamos muito felizes porque a lancha navegou aqui na mesma velocidade que na água salgada. Isso é uma coisa fora do comum, porque todo barco, quando vai pra água doce, perde velocidade, por causa da diferença de densidade da água. Nesse caso, não perdeu”. Mérito, segundo ele, do hidrolift no fundo do casco, sistema exclusivo da Real Powerboat que reduz o arrasto e garante maior flutuabilidade.

“Mesmo tendo ganhado peso extra com a plataforma submergível, o barco não perdeu velocidade dentro do rio, o que mostra que o hidrolift tem realmente uma eficiência absurda na navegação”, defendeu o comandante do estaleiro.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira quais barcos estarão em destaque no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Compilado lista as principais embarcações de cada estaleiro atracadas no maior evento náutico do sul do Brasil

    Schaefer Yachts festeja lançamento da lancha V44 nos Estados Unidos

    Evento aconteceu em Miami e contou com a exibição de outros quatro barcos do estaleiro catarinense

    Com investimento de R$ 86 bilhões, ilhas artificiais de projeto em Dubai agora estão afundando

    Ideia previa a construção de 300 ilhas, dispostas de forma a replicar o mapa-múndi; mesmo com 60% delas comercializadas, projeto está em declínio

    ‘Cemitério’ no meio do oceano será última morada de estação espacial da NASA

    Habitada por astronautas há 24 anos, ISS deve ser enterrada no Ponto Nemo em 2030

    Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, é o único do tipo no Oceano Atlântico; conheça

    Formada ao redor de um monte submarino, área de preservação ambiental abriga diversas espécies e é o 2º maior local de reprodução da tartaruga verde no mundo