Domínio Chinês

Por: Redação -
08/02/2015

O Dongfeng Race Team fez história mais uma vez, levando a bandeira chinesa ao lugar mais alto do pódio. Neste sábado (7), o barco vermelho venceu a Regata Local ou In-port Race de Sanya, na China. Pela primeira vez, uma equipe do país asiático venceu uma prova. Eles já haviam vencido a última etapa, fato ainda inédito. “Dongfeng significa o vento do leste – em chinês – e hoje o vento soprava na mesma direção. Tivemos sorte na China”, disse o comandante Charles Caudrelier, que lidera o barco com chineses, suecos, franceses e um australiano.

Mesmo não valendo pontos para o campeonato – só em critérios de desempate – o resultado nessa prova consolida o bom momento da equipe na Volvo Ocean Race e dá moral para a tripulação visando a quarta etapa da competição, que começa neste domingo (8). A flotilha parte de Sanya para a neozelandesa Auckland.

O Dongfeng completou a prova em 54 minutos e 29 segundos. Menos de um minuto depois, o Abu Dhabi Ocean Racing cruzou a linha de chegada. Os árabes lideram provisoriamente o campeonato paralelo das regatas locais. Na sequência ficaram Team Alvimedica, Team Brunel, Team SCA e Mapfre.

O brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca correu de timoneiro na In-port Race. Por causa de uma manobra irregular, o barco espanhol teve de pagar uma punição. Bochecha explica o motivo: “Eu acabei fazendo uma manobra rápida e o barco virou muito rapidamente, prejudicando o adversário. Fomos penalizados e tivemos de fazer um 360 antes da largada. Até conseguimos recuperar um pouco, mas não era nosso dia. Felizmente não perdemos pontos, mas não estamos contentes”.

A vitória na In-port Race de Sanya foi bastante comemorada, pois outros barcos, como Team Alvimedica e Abu Dhabi Ocean Racing, se revezaram na liderança. Outro fato chama a atenção: o Dongfeng trocou meio time para a quarta etapa.

Os chineses Chen Jin Hao ‘Horace’ e Yang Jiru ‘Wolf’ ganham uma nova oportunidade para a próxima fase até Auckland, Nova Zelândia. O navegador Pascal Bidégorry dá lugar ao compatriota francês Erwan Israel e o sueco Martin Strömberg sai para a entrada do jovem australiano Jack Bouttell.

A In-port Race de Sanya teve média de 11 nós e percurso de 7.2 milhas náuticas de distância.

Fotos: Victor Fraile / Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista