Empresa russa cria projeto de dois megaiates para um único dono

Baikal Yachts Group procura um estaleiro para iniciar a construção de dois modelos muito parecidos

12/01/2023
Fotos: Divulgação

A empresa russa Baikal Yachts Group apresentou ao público seus novos projetos: dois megaiates de 86 metros. O mais curioso dessa história é que ambos serão entregues para um mesmo cliente.

As duas embarcações tem cerca de 282 pés e algumas pequenas diferenças no quesito conforto.

Os Baikal 86 Explorer e Baikal 86 Expedition são totalmente equipados para suas respectivas funções, ou seja, o modelo Explorer é capaz de navegar com muito conforto pelas águas das latitudes sul do mundo. Já o megaiate Expedition tem sua proposta voltada para a navegação nas latitudes norte.

A estrutura dos dois é toda feita de alumínio e tanto o posto de controle quanto o espaço do proprietário estão em lugares parecidos. Outras similaridades são os desenhos e a estética parecida no salão principal, nos escritórios e até no quinto deck.

Contudo, eles diferem no quesito área de lazer. O Baikal 86 Explorer tem mais espaços para os ocupantes aproveitarem o clima mais quente. Por isso, há uma piscina no deck principal e no deck do proprietário existem duas jacuzzis.

 

Já no Expedition, uma piscina coberta e no convés e soluções que servem para uma expedição tanto na água quanto na terra.

Para movimentar as duas embarcações, serão instalados dois sistemas unindo o diesel com eletricidade, gerando cerca de 4 mil hp. Porém, no modelo Expedition, haverá também um modo de condução parecido com um quebra-gelo.

Outra curiosidade é que ambos projetos foram desenhados, disponibilizando ao menos dois helipontos e no Explorer ainda há um terceiro espaço de pouso e decolagem dessas aeronaves.

 

A empresa, por enquanto, segue procurando um estaleiro para produzir os dois megaiates e estima que em até cinco anos eles poderão ser concluídos.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Primeiro catamarã a hidrogênio dos EUA está pronto para servir como balsa

    Guarda Costeira norte-americana autorizou o início do serviço, que transportará até 75 pedestres por vez pela Baía de São Francisco

    Governo do Rio de Janeiro reduz imposto para fabricantes de embarcações

    Vitória para o setor, incentivo fiscal para o setor náutico reduz de 27% para 7% a alíquota do ICMS para venda de barcos

    Teste Real 40 Cabriolet: lancha se destaca pelo conforto no cockpit, cabine e posto de comando

    Testada nas águas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, modelo ainda chama atenção pela pilotagem a céu aberto

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho