Estadual de Canoa Havaiana reunirá mais de 900 atletas neste fim de semana

Por: Redação -
30/06/2022
Disputas na Baía de Guanabara / Crédito: Foco Radical

Com 903 atletas de 43 clubes e sete cidades (Niterói, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Macaé, Paraty, Angra dos Reis e Búzios), acontece, neste fim de semana (2 e 3/7), a primeira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana na modalidade Maratona, realizado na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ). A competição resulta de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O evento, que terá provas de 8, 10, 16 e 20 km, alcançou o recorde em qualquer evento nacional, com 97 canoas individuais (V1) e 23 canoas de trios (V3), além de obter a maior premiação nacional da história, distribuindo R$ 30 mil entre as disputas na categoria Open. O número de inscritos é o segundo maior da história, ficando atrás apenas dos quase 1 mil da edição do ano passado no mesmo local.

Além das disputas de V1 e V3, haverá uma categoria para as canoas de equipes de seis lugares, as OC6. Os atletas, familiares e torcedores terão à disposição espaço de gastronomia na praia para desfrutarem da competição.

“Estamos muito felizes com a adesão da prova. Temos o recorde de canoas V1 e de V3, sendo que, nesta, todas as 23 vão largar ao mesmo tempo na prova, algo jamais visto no esporte aqui no Brasil. Temos a maior premiação de todo o país, um baita incentivo para todos, e bem legal para o fomento e desenvolvimento do esporte. O recorde de atletas ficou por pouco, mas a melhor marca anterior é a deste campeonato, o que prova a importância da competição”, disse Tiago Martins, da Live, organizadora do evento.

“A expectativa é a melhor possível. Quando assumimos a Secretaria, criamos uma relação fantástica com a Canoa Havaiana. Hoje, temos 34 clubes na cidade que participam ativamente dos eventos. O importante do esporte para Niterói não é só o evento em si, e sim uma etapa do Estadual. Niterói está sendo reconhecida como a cidade da Canoa Havaiana. Para nós, é um momento de muita alegria.  Somos privilegiados por ter essa orla, é propício. A organização com o Tiago Martins e seu staff é fantástica, por isso sempre temos muitos inscritos, e, para a Secretaria de Esportes e Lazer, associar sua imagem a uma etapa do Estadual na estrutura e organização é um momento de muita alegria, e não vamos abrir mão dessa parceria”, disse Luiz Carlos Gallo, Secretário de Esportes e Lazer de Niterói”.

A competição começa no sábado, dia 2, a partir das 7h, com premiações previstas para a partir das 13h. No domingo, as disputas largam às 6h30 com término previsto para 12h30.

Confira a Programação:

Sábado (02/07):
7h – OC1 (Junior, Master 60, 70 e Estreantes) – 8km
7h – V1  (Junior, Master 60, 70 e Estreantes) – 8km
8h30 – OC1 Open, Master 40 e 50 – 16km
8h30 – V1 Open, Master 40 e 50 – 16km
10h30 – OC2 Open (Masculino, Feminino e Mista) – 16km
10h30 – V3 Open e V3 Master 40 (Masculino, Feminino) – 16km
13h – Premiação

Domingo (03/07) – Canoas OC6

6h30 – Open (Masculina, Feminina e Mista) – 20km
6h30 – Master 60 e 70 (Masculina, Feminina e Mista) – 10km
6h30 – Para Va´A – 10km
9h – Master 50 (Masculina, Feminina e Mista) – 10km
9h – Estreante (Masculina e Feminina) 10km
10h30 – Master 40 (Masculina, Feminina e Mista) – 10km
10h30 – Junior – 10km
12h30 – Premiação

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine