Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Aprendizes Marinheiros da Escola do Mar

Interessados poderão se inscrever no curso, inteiramente gratuito, até 19 de fevereiro

01/02/2024

Conhece jovens que sejam apaixonados pelo mar e tenham como meta seguir a carreira de marinheiro? Então, já pode avisá-los que chegou o momento de fazer tudo isso começar a virar realidade. Estão abertas, até 19 de fevereiro, as inscrições para o Curso de Formação de Aprendizes Marinheiros de Esporte e Recreio da Escola do Mar AAMPESP – EMAAM.

O curso gratuito, realizado pela Escola do Mar (EMAAM) — designada pela Associação dos Aquaviários, Marinheiros Profissionais de Esporte e Recreio e Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo (AAMPESP) — é oferecido a jovens de 14 a 18 anos que queiram se preparar para o mercado náutico e, eventualmente, à obtenção da Carteira de Habilitação de Amador (CHA), na categoria de Arrais-Amador (aos 18 anos).

Durante as aulas, que devem acontecer de 16 de março a 8 de junho (sempre aos sábados), os alunos vão atuar em embarcações de esporte e recreio, a vela e a motor, auxiliando o comandante da embarcação em atividades como: gestão de bordo, manobras, conservação e limpeza do barco, inspeção da praça de máquinas e motores, atenção aos passageiros e suas cargas e procedimentos de segurança a bordo.

 

Através do curso, os alunos tem a oportunidade de garantir uma promoção à marinheiro profissional de esporte e recreio e, assim, dar sequência a uma carreira na área.

Requisitos para participação

Para participar do curso de formação, os interessados devem ter no mínimo 14 e no máximo 18 anos completos, no ato da inscrição. Além disso, é necessário ter escolaridade mínima do 6º ano do ensino fundamental e ser brasileiro nato ou naturalizado (estrangeiros precisarão de documentação específica).

 

Estando dentro dos requisitos mencionados, o interessado precisará preencher a ficha de inscrição disponibilizada no edital do curso, assinada por um dos pais ou responsável legal.


Será necessário ainda apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, autorização dos pais ou responsáveis para participar do curso sem restrições de navegação e visitas técnicas quando necessário, exame médico no padrão para arrais amador e declaração de escola de natação ou dos responsáveis legais de que o candidato sabe nadar.

 

As inscrições devem ser feitas no escritório da AAMPESP, localizado na Av. Miguel Alonso Gonzáles, 380 – 4 – Jardim Las Palmas, Guarujá, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Vale ressaltar que o curso é inteiramente gratuito e oferece material de apoio digital, lanche em horário a critério do instrutor, protetor solar e transporte gratuito para visitas técnicas quando e conforme autorizado pela marina anfitriã.

 

Para acessar o edital e obter mais informações, entre em contato com a AAMPESP pelo WhatsApp (13) 97809-6306.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória