Este barco-anfíbio tem tudo o que um carro tem — até rodas! —, mas seu negócio é mesmo navegar
Inspirado no design de um carro esportivo, o GT Tender, de 27 pés, foi projetado apenas para servir de apoio a superiates. Mas é bem mais do que isso. Pode cruzar os mares com o ponteiro do velocímetro alcançando beirando os 40 nós, com a aerodinâmica e estabilidade de uma offshore. Para isso, seu casco usa muito carbono e o motor é um D6 Volvo de 370 hp — ou seja, um casamento muito feliz. Porém, na hora de encarar o asfalto, ele não apresenta tanta competência. Feito sob encomenda, o projeto foi concebido pela NZ Tenders, em parceria com o arquiteto naval Georgi Yankov, o mesmo que desenhou o famoso iate Eclipse, de Roman Abramovich. O resultado? Um barco — com assentos para seis pessoas — com muitas características de um carro, como faróis de luzes alta e baixa, lanternas de popa e até janelas laterais. Os atributos de um automóvel, porém, ficam por aqui.
O GT Tender é um anfíbio, ou seja, um veículo capaz de se deslocar tanto em terra firme como na água. Mas, embora aparentemente bom de mar, ele não é capaz de fazer maravilhas em terra, onde sua velocidade não passa de 10 km/h. Sem problema. “O objetivo do proprietário na hora em que vez a encomenda não era ter um barco anfíbio, mas uma lancha com capacidade de ir a qualquer lugar sem precisar desembarcar nem depender de qualquer ajuda especial para tirar o barco da água”. Ou seja, nada de molhar os pés. Isso é que é comodidade.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses