Fundador da S.O.S. Mata Atlântica, Fabio Feldmann elogia iniciativa “muito desafiadora” do JAQ H1

"Esse é o Brasil que está dando certo", destacou o ex-deputado, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do projeto

16/11/2025
Cila Schulman, CEO do JAQ, e Fabio Feldmann na COP30. Foto: Marco Nascimento/ Revista Náutica

O JAQ H1, em exposição na COP30, continua atraindo nomes de peso para dentro do barco-escola, o primeiro no mundo movido 100% a hidrogênio. Dessa vez, quem embarcou no revolucionário navio foi Fabio Feldmann, ex-deputado federal e criador da Fundação S.O.S. Mata Atlântica (ONG criada para defender esse ecossistema).

Em entrevista à NÁUTICA, Feldmann não escondeu a felicidade de estar presenciando a iniciativa, que destacou como “muito desafiadora”. Ele ressaltou também a dimensão da COP30 — que reúne mais de 190 países — e a importância de ter hidrogênio como combustível num barco.

Fabio Feldmann na COP30. Foto: Marco Nascimento/ Revista Náutica

É uma negociação muito difícil, mas o que mais estou gostando da COP30 é vir aqui e ver essa experiência– comentou Feldmann sobre o JAQ H1

Para o ex-deputado, o JAQ H1 mostra o caminho que o país deve seguir no quesito sustentabilidade. “Esse é o Brasil que está dando certo”, elogiou Fabio, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do JAQ e que esteve com Feldmann na criação do S.O.S Atlântica.

JAQ H1 na COP30. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Durante a entrevista, Feldmann destacou que não podemos desanimar na luta pelo meio ambiente e soltou uma frase metafórica sobre a importância de presenciar inovações como essa com os próprios olhos.

Às vezes a gente não pode querer ver a realidade por uma foto, e sim no filme– fraseou Feldmann

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, é o principal nome por trás do projeto do JAQ H1, que contou ainda com a expertise científica da Itaipu Parquetec, a potência industrial da GWM, a relevância de ações sustentáveis e de consumo da Heineken e do Café Orfeu, a excelência em design brasileiro da Artefacto e a engenharia da MAN para dar forma ao JAQ.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. Foto: Marco Nascimento / Revista Náutica

“Todo mundo sabe que eu tenho uma relação com o Ernani de vida inteira, é um empreendedor desde que eu o conheço” comentou o ex-deputado, que também já assumiu o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente de São Paulo.

Com ele empreendendo a favor do planeta, temos certeza que o planeta vai melhorar– elogiou Feldmann

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como funciona a multipropriedade náutica? Confira as dúvidas mais comuns sobre o conceito

    Flip Boat Club, especialista em compartilhamento de barcos, responde perguntas relacionadas a custos, cotas, localidades e reservas

    Como saber se a praia está própria para banho em SP? Veja as recomendações

    Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas

    Habilitação de Arrais Amador gratuita: concurso abre inscrições em Cabedelo, na Paraíba

    Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura

    Modelo de barco utilizado por Cleópatra há 2 mil anos foi encontrado na costa do Egito

    Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar

    Design de iate chinês foge do convencional e chama atenção; conheça o Allegro Flybridge 98

    Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp