Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

12/12/2024
Foto: Grupo Sailing / Divulgação

Realizar o sonho de velejar em seu próprio barco, com a vantagem de não precisar lidar com todas as complexidades de manutenção e, principalmente: encontrar a embarcação prontinha para uso, inclusive com seus itens favoritos já dispostos a bordo. Essa é a proposta do programa Fractional Ownership BYC, solução criada pela Brasil Yacht Charter (BYC) e que já está disponível no Brasil.

A ideia do programa é compartilhar o uso dos catamarãs da francesa Lagoon, há mais de 25 anos representados no Brasil pelo Grupo Sailing, entre três proprietários. Assim, cada dono poderá aproveitar o barco durante 17 semanas ao ano — ou seja, mais de uma semana por mês.

 

Nesse período, sempre que os cotistas optarem por usar o barco, o encontrarão já pronto para desbravar os mais belos destinos, livres de preocupações, sejam elas técnicas ou mesmo as mais simples, como a preparação do barco.

 

Isso porque quem cuidará de tudo é a própria BYC, empresa de charter do Grupo Sailing, que já acumula mais de 20 anos no mercado — expertise que a consolida como uma das principais marcas do setor no país.

Foto: Grupo Sailing / Divulgação

“Você é o proprietário do barco no momento em que pisa na embarcação. Quando desembarca, não tem a chateação que geralmente acompanha a propriedade de um barco”, conta Leandro Bousquet, cliente da Brasil Yacht Charter.

Você deixa de ser o proprietário naquele momento, entrega as chaves para a BYC e ela toma conta do resto– completa Bousquet

De quebra, nas semanas de direito em que o proprietário não usar a embarcação, ele ainda poderá optar por alugá-la, garantindo, assim, uma renda extra — com todo o suporte da BYC.


Como funciona o Fractional Ownership BYC

Assim como tradicionalmente é feito em um sistema de cotas, a embarcação é dividida em uma certa quantidade de proprietários. A diferença é que, na Fractional Ownership BYC, esse número se resume a apenas três.

Na minha cabeça é o número ideal. Você tem direito a 17 semanas por ano, o que é mais do que o suficiente para usar bastante o barco– destaca Bousquet

Foto: Grupo Sailing / Divulgação

Os proprietários, como já mencionado, têm direito a 17 semanas cada para usar a embarcação, e os custos de eventuais manutenções são divididos. Já a BYC cuida da gestão do catamarã, o que inclui, por exemplo, limpeza, concierge e vaga na marina, para cada cotista curtir só a parte boa de ter um barco.

 

De acordo com a BYC, todo o agendamento e atendimento são realizados por uma equipe com concierge, “sem chatbots e sem espera”, ressaltam. E a mesma equipe garante flexibilidade para troca de datas.

Nossa prioridade é oferecer um atendimento personalizado e atento, para que você se sinta valorizado e livre para curtir cada momento com sua família– explica o Grupo Sailing

Foto: Grupo Sailing / Divulgação

Na modalidade Fractional Ownership BYC, o Grupo Sailing ainda cuida da administração, manutenção, seguro e documentação do barco — aliviando os cotistas dessas responsabilidades.

Principais benefícios da Fractional Ownership BYC

Conforto sem preocupações

A equipe de especialistas da Brasil Yacht Charter é quem vai cuidar de tudo, tanto antes quanto depois do embarque — desde a limpeza e a manutenção até o controle de agenda do barco. Para se ter uma ideia, a empresa pode cuidar até da compra dos itens que farão o uso do barco ainda mais especial — se assim o proprietário desejar.

 

Tudo é pensado para que o proprietário se concentre apenas em seu momento de lazer, e passe longe das preocupações que normalmente envolvem o preparo de um barco que vai sair para passeio. E o melhor: com a expertise de uma empresa que já atua há mais de 20 anos no setor.

Enxoval completo e personalizado

Dentro do preparo proporcionado pela Brasil Yacht Charter está um tópico especial: o preparo do enxoval. Que ele chegará completo e pronto para uso, já está claro, mas a BYC vai além.

 

A marina em que ficam os barcos conta com boxes, em que o cotista pode também armazenar seu próprio enxoval, a fim de utilizar seus itens pessoais, como roupas de cama, toalhas, cafeteira e até objetos de decoração, como fotos. Assim, ao embarcar, o proprietário vivencia uma experiência única, com requintes do conforto de seu próprio lar. Ao desembarcar, os itens serão cuidadosamente guardados em seu box.

Renda extra com charter

Com responsabilidade sobre apenas 1/3 das despesas do barco, o proprietário ainda pode gerar renda extra ao colocá-lo para charter nos períodos em que não estiver usando — com assistência da BYC. Para Leandro, ao alugar a embarcação, “as chances de bancar 100% das despesas de manutenção é muito alta”.

Ainda tem uma larga chance de você fazer um pequeno lucro com a exploração do aluguel nas semanas em que você não usar– conta o cliente da BYC

Foto: Grupo Sailing / Divulgação

Segurança

O principal benefício da Fractional Ownership BYC diz respeito à segurança dos proprietários. Isso porque a embarcação conta com monitoramento, assistência e suporte 24h por dia, durante os sete dias da semana.

 

O Grupo Sailing oferece suporte via celular nesse período, com uma tripulação à disposição “a um toque de distância, para atender a qualquer demanda”. O barco é monitorado pelo aplicativo SeanApps, “com o que há de mais moderno para acompanhar desde a localização precisa do barco, até o uso de todos os equipamentos”, como garante a marca.


Para Marcos Soares, fundador do Grupo Sailing, “os números e os benefícios do programa são muito claros”. O desafio, mesmo, foi implementar a ideia no Brasil. Ele explica que levou bastante tempo para que a empresa pudesse trazer a solução ao mercado, e que o projeto deu certo porque o grupo conta “com uma equipe altamente especializada, capaz de resolver qualquer questão relacionada a um barco em tempo hábil”, seja ele técnico ou ainda mais específico.

Essa estrutura é essencial para garantir que os proprietários tenham uma experiência tranquila e sem preocupações– destaca Soares

“Convido todos a conhecerem nossos barcos e conferirem de perto o padrão de cuidado e atenção que colocamos em cada detalhe. Isso é o que nos diferencia e torna esse programa viável e vantajoso”, completa.

 

Um dos barcos disponíveis, por exemplo, é o Lagoon 42, grande sucesso da empresa, que já conta com mais de mil unidades produzidas pela Lagoon.

Lagoon 42. Foto: Lagoon / Divulgação

Para saber mais sobre o Fractional Ownership BYC, entre em contato pelo site oficial do Grupo Sailing.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort

    Com megafesta, NX Boats celebra 10 anos e revela meta ambiciosa para o futuro

    NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa

    Guia Lago de Itaipu faz raio-X e reúne atrações dos 16 destinos da região

    Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar

    Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano

    Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção