Navegamos com o novo Galaxy Z Fold2, o moderno smartphone dobrável da Samsung

12/02/2021

Quem tem barco sempre está em busca de novas soluções em tecnologia que podem ser aplicadas na navegação. O novo Galaxy Z Fold2 5G, modelo top de linha da segunda geração de smartphone com tela dobrável da Samsung, é um ótimo exemplo disso. E, ainda por cima, tem tudo a ver com passeios náuticos.

Para avaliar sua eficiência na prática, levamos o moderno aparelho a bordo da lancha Triton 52 Fly e navegamos nas encantadoras águas de Belém, no Pará. Veja nossa análise no vídeo abaixo.

Logo de cara, destaque para seu principal recurso: a incrível tela dobrável de 7,6 polegadas (do tamanho de um tablet!) que se fecha para o aparelho ser acomodado no bolso, ou se abre na hora de assistir, por exemplo, um vídeo da Netflix e do YouTube. Na parte externa há outra tela, de 6,2 polegadas, para visualizar notificações e responder mensagens sem precisar abrir o celular. Muito prático.

UMA TELA DE NAVEGAÇÃO PORTÁTIL

No comando de um barco, a pedida é usar o aparelho com a tela aberta, como um tablet, exibindo todos os instrumentos de navegação, como carta náutica, os sistemas de medição que usam gps e, obviamente, a tela, que favorece o uso multitarefa dos aplicativos.

O display exibe vídeos com grande quantidade de movimentos deixar rastros na tela, que por sua vez emite menos luz azul, o que permite que você tenha uma visualização do tamanho de um tablet e possa aproveitá-la por horas sem cansar a vista. Outro detalhe importante dessa tela é que ela tem frequência de até 120 Hz, que se adapta automaticamente à necessidade de cada aplicativo, evitando travamentos e oferecendo imagens mais vivas e nítidas.

Destaque também para a dobradiça, com vários aprimoramentos em relação à geração anterior, como sistema de molas, amortecedores e (atenção para o detalhe) proteção contra a entrada de resíduos e de poeira. O resultado é um smartphone mais maleável, reforçado nas dobras. Na tela grande interna é possível usar até três aplicativos simultaneamente — e dois na tela externa — e você ainda pode salvar seu layout preferencial para usá-lo quando quiser.

Por conta dos amortecedores nas dobradiças, a tela se fixa em qualquer posição que se desejar (ângulos entre 75º e 115º). Se você quiser um ângulo mais fechado, tudo bem, ela se fixa em uma posição quase fechada. Se quiser um ângulo mais aberto, idem.

Isso é legal porque permite fazer (no mesmo momento em se faz a captura do vídeo ou da foto) a verificação da qualidade das imagens na tela. E há ainda a opção flex para mãos livres, que permite manter a câmera filmando, deitada ou em pé, bastando para isso apenas acomodar o aparelho numa superfície plana.

PARA REGISTRAR OS MOMENTOS A BORDO

O Samsung Galaxy Z Fold2 traz uma câmera frontal e uma câmera central— localizada na parte de dentro do celular — com 10 MP. O conjunto traseiro usa três sensores, distribuídos entre principal, ultra wide e teleobjetiva, todos com 12 megapixels.

Na opção de vídeos profissionais, você controla abertura de câmera, entrada de luz, cor etc. Essas câmeras têm um processamento que usa inteligência artificial. Ou seja, é possível fazer fotos e vídeos sem precisar de qualquer acessório, a partir de ângulos impossíveis de serem obtidos com a maioria dos smartphones.

Nas selfies com a câmera traseira é possível ativar simultaneamente na tela as imagens que estão sendo captadas. Assim, você consegue saber como a foto vai ficar — algo impossível nos smartphones convencionais.

Um dos recursos muito interessantes é o foco automático que acompanha a pessoa que está em movimento, deixando ela como destaque na gravação — o que torna a experiência com as fotos durante a navegação ainda melhor.

RECURSOS ADICIONAIS

Além do carregamento tradicional, o Galaxy Z Fold2 compartilha a tecnologia de recarga sem fio — o que é interessante, pois alguns modelos de barcos já oferecem base sem fio de fábrica no posto de comando, nas suítes e em outros ambientes a bordo.

Compatível com a tecnologia de redes de internet de quinta geração (5G), o aparelho tem leitor de impressão digital na lateral, permite pagamentos por aproximação, e trabalha com um conjunto de duas baterias de 4 500 mAh. O que significa muita autonomia.

O preço? Cerca de R$ 12 600, pelo site shop.samsung.com/br/galaxy-z-fold2-5G/. Está disponível nas cores bronze e preta.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Tela: 7,6 polegadas (externa) e 6,7 polegadas (interna)
Resolução tela (externa): QXGA+ (2208 x 1768 pixels)
Resolução tela (interna): HD+ (2260 x 816 pixels)
Processador: Exynos 990 (octa-core de até 3,09 GHz)
Memória: RAM 12 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmera principal: tripla, 12, 12 e 12 MP
Câmera frontal: dupla, 10 e 10 MP
Sistema operacional: Android 10
Bateria: 4 500 mAh
Dimensões: 159,2 x 128,2 x 6,9 mm
Peso: 282 gramas
Cores: preto e bronze

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta

    Conheça o Volitan, barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia

    Criado pela startup AeroRiver, embarcação deve chegar para o transporte de cargas e pessoas na região em 2026

    Conheça a história do "Titanic dos Alpes", navio a vapor que será resgatado 90 anos após naufragar

    Embarcação foi afundada propositalmente em 1933, no Lago Constança, na Europa

    Casal constrói casa flutuante e revela prós e contras de morar em lago

    Dupla americana economizou nos custos da construção por ficar responsável pela maior parte do trabalho