Navegamos com o novo Galaxy Z Fold2, o moderno smartphone dobrável da Samsung

12/02/2021

Quem tem barco sempre está em busca de novas soluções em tecnologia que podem ser aplicadas na navegação. O novo Galaxy Z Fold2 5G, modelo top de linha da segunda geração de smartphone com tela dobrável da Samsung, é um ótimo exemplo disso. E, ainda por cima, tem tudo a ver com passeios náuticos.

Para avaliar sua eficiência na prática, levamos o moderno aparelho a bordo da lancha Triton 52 Fly e navegamos nas encantadoras águas de Belém, no Pará. Veja nossa análise no vídeo abaixo.

Logo de cara, destaque para seu principal recurso: a incrível tela dobrável de 7,6 polegadas (do tamanho de um tablet!) que se fecha para o aparelho ser acomodado no bolso, ou se abre na hora de assistir, por exemplo, um vídeo da Netflix e do YouTube. Na parte externa há outra tela, de 6,2 polegadas, para visualizar notificações e responder mensagens sem precisar abrir o celular. Muito prático.

UMA TELA DE NAVEGAÇÃO PORTÁTIL

No comando de um barco, a pedida é usar o aparelho com a tela aberta, como um tablet, exibindo todos os instrumentos de navegação, como carta náutica, os sistemas de medição que usam gps e, obviamente, a tela, que favorece o uso multitarefa dos aplicativos.

O display exibe vídeos com grande quantidade de movimentos deixar rastros na tela, que por sua vez emite menos luz azul, o que permite que você tenha uma visualização do tamanho de um tablet e possa aproveitá-la por horas sem cansar a vista. Outro detalhe importante dessa tela é que ela tem frequência de até 120 Hz, que se adapta automaticamente à necessidade de cada aplicativo, evitando travamentos e oferecendo imagens mais vivas e nítidas.

Destaque também para a dobradiça, com vários aprimoramentos em relação à geração anterior, como sistema de molas, amortecedores e (atenção para o detalhe) proteção contra a entrada de resíduos e de poeira. O resultado é um smartphone mais maleável, reforçado nas dobras. Na tela grande interna é possível usar até três aplicativos simultaneamente — e dois na tela externa — e você ainda pode salvar seu layout preferencial para usá-lo quando quiser.

Por conta dos amortecedores nas dobradiças, a tela se fixa em qualquer posição que se desejar (ângulos entre 75º e 115º). Se você quiser um ângulo mais fechado, tudo bem, ela se fixa em uma posição quase fechada. Se quiser um ângulo mais aberto, idem.

Isso é legal porque permite fazer (no mesmo momento em se faz a captura do vídeo ou da foto) a verificação da qualidade das imagens na tela. E há ainda a opção flex para mãos livres, que permite manter a câmera filmando, deitada ou em pé, bastando para isso apenas acomodar o aparelho numa superfície plana.

PARA REGISTRAR OS MOMENTOS A BORDO

O Samsung Galaxy Z Fold2 traz uma câmera frontal e uma câmera central— localizada na parte de dentro do celular — com 10 MP. O conjunto traseiro usa três sensores, distribuídos entre principal, ultra wide e teleobjetiva, todos com 12 megapixels.

Na opção de vídeos profissionais, você controla abertura de câmera, entrada de luz, cor etc. Essas câmeras têm um processamento que usa inteligência artificial. Ou seja, é possível fazer fotos e vídeos sem precisar de qualquer acessório, a partir de ângulos impossíveis de serem obtidos com a maioria dos smartphones.

Nas selfies com a câmera traseira é possível ativar simultaneamente na tela as imagens que estão sendo captadas. Assim, você consegue saber como a foto vai ficar — algo impossível nos smartphones convencionais.

Um dos recursos muito interessantes é o foco automático que acompanha a pessoa que está em movimento, deixando ela como destaque na gravação — o que torna a experiência com as fotos durante a navegação ainda melhor.

RECURSOS ADICIONAIS

Além do carregamento tradicional, o Galaxy Z Fold2 compartilha a tecnologia de recarga sem fio — o que é interessante, pois alguns modelos de barcos já oferecem base sem fio de fábrica no posto de comando, nas suítes e em outros ambientes a bordo.

Compatível com a tecnologia de redes de internet de quinta geração (5G), o aparelho tem leitor de impressão digital na lateral, permite pagamentos por aproximação, e trabalha com um conjunto de duas baterias de 4 500 mAh. O que significa muita autonomia.

O preço? Cerca de R$ 12 600, pelo site shop.samsung.com/br/galaxy-z-fold2-5G/. Está disponível nas cores bronze e preta.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Tela: 7,6 polegadas (externa) e 6,7 polegadas (interna)
Resolução tela (externa): QXGA+ (2208 x 1768 pixels)
Resolução tela (interna): HD+ (2260 x 816 pixels)
Processador: Exynos 990 (octa-core de até 3,09 GHz)
Memória: RAM 12 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmera principal: tripla, 12, 12 e 12 MP
Câmera frontal: dupla, 10 e 10 MP
Sistema operacional: Android 10
Bateria: 4 500 mAh
Dimensões: 159,2 x 128,2 x 6,9 mm
Peso: 282 gramas
Cores: preto e bronze

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos