Garoto de 13 anos projeta barco para sugar lixo dos oceanos
Com apenas 13 anos de idade, o indiano Haaziq Kazi projetou uma embarcação que promete ser capaz de sugar toneladas de plástico dos oceanos. Agora, dá palestras em escolas de vários países e realizou o seu próprio TED (conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias).
Tudo começou como um projeto para a escola. Segundo o garoto, ele e os demais estudantes deveriam fazer uma apresentação sobre um tema com o qual se importassem. Ele assistiu a diversos documentários e ficou abismado com o impacto da poluição sobre a vida marítima.
“Um dia, quando eu estava lavando minhas mãos, notei como a água corria para o ralo”, relembra ele ao site India Times. Kazi teve a ideia de usar esse mesmo efeito para capturar o lixo nos oceanos. Assim surgiu o ERVIS. O projeto de embarcação propõe usar bombas e filtros para recolher os dejetos presentes na água, separando-os por tipo e tamanho para depois os enviar para a reciclagem. Ele também incluiria um sistema para coletar óleo despejado na água.
LEIA TAMBÉM
>>Solara é uma das empresas confirmadas para o próximo São Paulo Boat Show
>>São Paulo Boat Show contará com embarcações da Armatti Yachts
>>São Paulo Boat Show 2019 é lançado na capital. Veja fotos
Tudo isso, é claro, sem prejudicar a vida marítima. A proposta é que o sistema seja capaz de diferenciar o que é vivo do que não pertence àquele lugar. Tudo o que faz parte do ecossistema marítimo é devolvido a ele depois do processo de absorção e filtragem.
O projeto ainda está em fase de estudos, mas atraiu a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo. Segundo Kazi, combater a ignorância sobre esse tipo de tema é um de seus principais desafios. “Existem dois tipos de pessoas no mundo: os que criam problemas e os que os resolvem”, disse ele.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência