Garoto de 13 anos projeta barco para sugar lixo dos oceanos

Por: Redação -
24/05/2019

Com apenas 13 anos de idade, o indiano Haaziq Kazi projetou uma embarcação que promete ser capaz de sugar toneladas de plástico dos oceanos. Agora, dá palestras em escolas de vários países e realizou o seu próprio TED (conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias).

Tudo começou como um projeto para a escola. Segundo o garoto, ele e os demais estudantes deveriam fazer uma apresentação sobre um tema com o qual se importassem. Ele assistiu a diversos documentários e ficou abismado com o impacto da poluição sobre a vida marítima.

“Um dia, quando eu estava lavando minhas mãos, notei como a água corria para o ralo”, relembra ele ao site India Times. Kazi teve a ideia de usar esse mesmo efeito para capturar o lixo nos oceanos. Assim surgiu o ERVIS. O projeto de embarcação propõe usar bombas e filtros para recolher os dejetos presentes na água, separando-os por tipo e tamanho para depois os enviar para a reciclagem. Ele também incluiria um sistema para coletar óleo despejado na água.

LEIA TAMBÉM
>>Solara é uma das empresas confirmadas para o próximo São Paulo Boat Show
>>São Paulo Boat Show contará com embarcações da Armatti Yachts
>>São Paulo Boat Show 2019 é lançado na capital. Veja fotos

Tudo isso, é claro, sem prejudicar a vida marítima. A proposta é que o sistema seja capaz de diferenciar o que é vivo do que não pertence àquele lugar. Tudo o que faz parte do ecossistema marítimo é devolvido a ele depois do processo de absorção e filtragem.

O projeto ainda está em fase de estudos, mas atraiu a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo. Segundo Kazi, combater a ignorância sobre esse tipo de tema é um de seus principais desafios. “Existem dois tipos de pessoas no mundo: os que criam problemas e os que os resolvem”, disse ele.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Primeiro catamarã a hidrogênio dos EUA está pronto para servir como balsa

    Guarda Costeira norte-americana autorizou o início do serviço, que transportará até 75 pedestres por vez pela Baía de São Francisco

    Governo do Rio de Janeiro reduz imposto para fabricantes de embarcações

    Vitória para o setor, incentivo fiscal para o setor náutico reduz de 27% para 7% a alíquota do ICMS para venda de barcos

    Teste Real 40 Cabriolet: lancha se destaca pelo conforto no cockpit, cabine e posto de comando

    Testada nas águas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, modelo ainda chama atenção pela pilotagem a céu aberto

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho