Grandes marcas de motores anunciaram lançamentos no São Paulo Boat Show 2023; confira

Yanmar, Yamaha, Volvo Penta, Hidea e Mercury estiveram presente no maior evento náutico da América Latina com novidades

27/09/2023

Na 26ª edição, o São Paulo Boat Show contou com muitas novidades no setor, inclusive na parte de motores. Durante o dia 21 a 26 de setembro, muitos lançamentos, tecnologias e grandes atrações movimentaram o São Paulo Expo. Com participação da Yanmar, Yahama, Volvo Penta, Hidea e Mercury, confira o que cada um trouxe de destaque para o maior salão náutico da América Latina.

Destaques da Yanmar

Para o salão náutico paulista, a Yanmar teve em seu estande motores ideais para embarcações de lazer, como o modelo 3YM30, com rabeta SD25, e os motores 6HYM-WET e 4LHA-STP. Com mais de 86 anos de experiência no setor, os motores da marca contam com sistema de injeção Common Rail, que otimiza a eficiência e o desempenho do equipamento, resultando em baixas emissões e ruídos e mais potência.

Um dos destaques da marca, o motor 3YM30 é ideal para aplicação em veleiros. Movido a diesel, o modelo possui 29 hp de potência e três cilindros, e se destaca pelo baixo nível de ruído. O equipamento pode ser utilizado com a rabeta SD25, projetada e desenvolvida pela Yanmar.


Além dele, a marca levou o modelo 6HYM-WET que possui 368kW (500mhp) a 515kW (700mhp) de potência, 13.73L de volume de cilindros, além de turbocompressor e injeção mecânica, e o motor 4LHA-STP, que possui 160mhp a 240mhp (3300 rpm) de potência e 3,455 L de volume dos cilindros.

Os modelos são indicados para embarcações como lanchas rápidas dedicadas à praticagem, turismo, transporte de passageiros, apoio, recreacionais, além de pequenos empurradores, barcos de pesca e ferrys.

Destaques da Yamaha

No São Paulo Boat Show 2023, o motor VX Cruiser HO, da Yamaha, teve seu destaque de lançamento no salão, agora com nova litragem 1.9, propulsor mais potente, aceleração mais rápida e suave. Além disso, o produto ficou mais silencioso, casco aprimorado e teve sua capa feita de fibra de celulose com novo estilo.

Entre os destaques, a marca trouxe sua linha de motores de popa, com dois novos modelos. O primeiro deles é o F450AVT2, posicionado como o propulsor mais potente da marca, que passa a oferecer 25 hp a mais, totalizando 450 hp ao total.

Motores Yamaha

O segundo modelo é o F200 NST, que tem sistema de direção eletro-hidráulica, prometendo maior espaço e conforto na navegação, por ser integrada ao cavalete do motor. O comando é eletrônico e tem o sistema Helm Master EX, com piloto automático e joystick. Este recurso pode equipar a embarcação que tenha apenas um motor.

Destaques da Volvo Penta

No Boat Show, o grande destaque da Volvo Penta ficou com o IPS (Inboard Performance System), que coloca a marca como premium e exclusiva no sistema de motores e propulsão no mercado náutico.

Seja para um cruzeiro tranquilo até espaço extra a bordo, este sistema funciona com até 30% de redução de combustível. Além disso, sua tecnologia proporciona maior alcance de cruzeiro, velocidade máxima, emissões de CO2 e menos ruído quando comparado com a linha de eixos internos.

A empresa também exibiu o motor de veleiro D1 30 litros, além de trazer a primeira Volvo Penta Store fora da cidade de Gotemburgo, na Suécia — com jaquetas, bolsas, acessórios e linha infantil. Dois simuladores que possibilitam sentir como é atracar um barco também fizeram parte do grande estande da marca.


Destaques da Hidea

Durante a 26ª edição do São Paulo Boat Show, tivemos em destaque no estande da Hidea a linha 115 hp e 130 hp. Eles são motores lançados no ano passado e disponíveis no mercado em 2023, com três anos de garantia.

Com a promessa de serem fortes, econômicos e silenciosos, esses motores são recomendados para pescas esportivas e barcos de lazer até 24 pés. Além disso, o carro-chefe da empresa, os motores pequenos de bote de apoio, caiaque de pesca — todos com muita durabilidade — também estavam presente no estande da Hidea.

Destaques da Mercury

Pela primeira vez em São Paulo, a principal novidade da Mercury foi o V10 400 hp — também chamado de Verado 400. Mais leve e com maior bloco que os modelos antigos, ele é disponível e adaptado para ser utilizado com o sistema joystick pilot da Mercury.

O motor 30 hp também foi apresentado em primeira mão no São Paulo Boat Show: um três cilindros com apenas 30 kg, sendo o mais leve da categoria, segundo a marca. A nova geração de comandos eletrônicos para os motores DTS de popa ou centro-rabeta também foi apresentada no estande.

A Mercury exibiu o primeiro motor de popa 100% elétrico da marca, o Avator 7.5, na faixa de 3 a 4 hps. Com autonomia de seis a nove horas, o motor é totalmente silencioso e não emite poluentes. Maior motor de popa do mundo, o V12 600 hp também foi uma grande atração no evento, literalmente.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Schaefer Yachts fecha parceria com Grupo N1 para projeto arquitetônico de luxo em Itapema

    Ao lado da construtora, estaleiro participará de empreendimento que promete se tornar um marco na paisagem urbana de Santa Catarina

    Conheça como será o novo megaiate de 262 pés do estaleiro italiano ISA Yachts

    Embarcação vai compor a linha Gran Turismo da marca e deve chegar aos mares em 2027

    Quase o dobro do Burj Khalifa! Gigante montanha submarina é encontrada na Guatemala

    Com 1.600 metros de altura, o monte submarino mede mais que o dobro do edifício mais alto do mundo

    Vaga dos sonhos? Bilionário busca casal para cuidar de ilha no Caribe por R$ 993 mil ao ano

    Ideia do empresário é que os novos funcionários ajudem a transformar a ilha em um destino de luxo

    Até 2050, 10 cidades podem ser “engolidas” pelo mar e duas delas são brasileiras; saiba quais

    Estudo que aponta o risco foi divulgado pela ONU e tem dados do Pnud e do CIL