Grandes marcas de motores anunciaram lançamentos no São Paulo Boat Show 2023; confira
Yanmar, Yamaha, Volvo Penta, Hidea e Mercury estiveram presente no maior evento náutico da América Latina com novidades
Na 26ª edição, o São Paulo Boat Show contou com muitas novidades no setor, inclusive na parte de motores. Durante o dia 21 a 26 de setembro, muitos lançamentos, tecnologias e grandes atrações movimentaram o São Paulo Expo. Com participação da Yanmar, Yahama, Volvo Penta, Hidea e Mercury, confira o que cada um trouxe de destaque para o maior salão náutico da América Latina.
Principais marcas de eletrônicos marcaram presença no São Paulo Boat Show
Vencedor do sorteio de lancha da Fibrafort é revelado no São Paulo Boat Show 2023Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Destaques da Yanmar
Para o salão náutico paulista, a Yanmar teve em seu estande motores ideais para embarcações de lazer, como o modelo 3YM30, com rabeta SD25, e os motores 6HYM-WET e 4LHA-STP. Com mais de 86 anos de experiência no setor, os motores da marca contam com sistema de injeção Common Rail, que otimiza a eficiência e o desempenho do equipamento, resultando em baixas emissões e ruídos e mais potência.
Um dos destaques da marca, o motor 3YM30 é ideal para aplicação em veleiros. Movido a diesel, o modelo possui 29 hp de potência e três cilindros, e se destaca pelo baixo nível de ruído. O equipamento pode ser utilizado com a rabeta SD25, projetada e desenvolvida pela Yanmar.
Além dele, a marca levou o modelo 6HYM-WET que possui 368kW (500mhp) a 515kW (700mhp) de potência, 13.73L de volume de cilindros, além de turbocompressor e injeção mecânica, e o motor 4LHA-STP, que possui 160mhp a 240mhp (3300 rpm) de potência e 3,455 L de volume dos cilindros.
Os modelos são indicados para embarcações como lanchas rápidas dedicadas à praticagem, turismo, transporte de passageiros, apoio, recreacionais, além de pequenos empurradores, barcos de pesca e ferrys.
Destaques da Yamaha
No São Paulo Boat Show 2023, o motor VX Cruiser HO, da Yamaha, teve seu destaque de lançamento no salão, agora com nova litragem 1.9, propulsor mais potente, aceleração mais rápida e suave. Além disso, o produto ficou mais silencioso, casco aprimorado e teve sua capa feita de fibra de celulose com novo estilo.
Entre os destaques, a marca trouxe sua linha de motores de popa, com dois novos modelos. O primeiro deles é o F450AVT2, posicionado como o propulsor mais potente da marca, que passa a oferecer 25 hp a mais, totalizando 450 hp ao total.
O segundo modelo é o F200 NST, que tem sistema de direção eletro-hidráulica, prometendo maior espaço e conforto na navegação, por ser integrada ao cavalete do motor. O comando é eletrônico e tem o sistema Helm Master EX, com piloto automático e joystick. Este recurso pode equipar a embarcação que tenha apenas um motor.
Destaques da Volvo Penta
No Boat Show, o grande destaque da Volvo Penta ficou com o IPS (Inboard Performance System), que coloca a marca como premium e exclusiva no sistema de motores e propulsão no mercado náutico.
Seja para um cruzeiro tranquilo até espaço extra a bordo, este sistema funciona com até 30% de redução de combustível. Além disso, sua tecnologia proporciona maior alcance de cruzeiro, velocidade máxima, emissões de CO2 e menos ruído quando comparado com a linha de eixos internos.
A empresa também exibiu o motor de veleiro D1 30 litros, além de trazer a primeira Volvo Penta Store fora da cidade de Gotemburgo, na Suécia — com jaquetas, bolsas, acessórios e linha infantil. Dois simuladores que possibilitam sentir como é atracar um barco também fizeram parte do grande estande da marca.
Destaques da Hidea
Durante a 26ª edição do São Paulo Boat Show, tivemos em destaque no estande da Hidea a linha 115 hp e 130 hp. Eles são motores lançados no ano passado e disponíveis no mercado em 2023, com três anos de garantia.
Com a promessa de serem fortes, econômicos e silenciosos, esses motores são recomendados para pescas esportivas e barcos de lazer até 24 pés. Além disso, o carro-chefe da empresa, os motores pequenos de bote de apoio, caiaque de pesca — todos com muita durabilidade — também estavam presente no estande da Hidea.
Destaques da Mercury
Pela primeira vez em São Paulo, a principal novidade da Mercury foi o V10 400 hp — também chamado de Verado 400. Mais leve e com maior bloco que os modelos antigos, ele é disponível e adaptado para ser utilizado com o sistema joystick pilot da Mercury.
O motor 30 hp também foi apresentado em primeira mão no São Paulo Boat Show: um três cilindros com apenas 30 kg, sendo o mais leve da categoria, segundo a marca. A nova geração de comandos eletrônicos para os motores DTS de popa ou centro-rabeta também foi apresentada no estande.
A Mercury exibiu o primeiro motor de popa 100% elétrico da marca, o Avator 7.5, na faixa de 3 a 4 hps. Com autonomia de seis a nove horas, o motor é totalmente silencioso e não emite poluentes. Maior motor de popa do mundo, o V12 600 hp também foi uma grande atração no evento, literalmente.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes