Haspa Hamburg
A Marina Itajaí recebeu ontem, 9, o imponente veleiro “Haspa Hamburg” que escolheu Santa Catarina para uma de suas paradas oficiais durante a regata Hamburg Süd Southern Ocean Challenge. Nesta quarta-feira, 11, receberá convidados da Marina Itajaí e do patrocinador Hamburg Süd para navegação junto aos tripulantes que participam da etapa na América do Sul.
O “Haspa Hamburg” iniciou o desafio em Sydney, na Austrália, em dezembro do ano passado e partiu para a Nova Zelândia. Com diferentes grupos de velejadores e tripulantes que participam em revezamento, atravessaram o pacífico e condições climáticas extremas até chegarem, em março deste ano, na América do Sul, passando pela Argentina e Uruguai. Recentemente no Brasil, vieram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Passarão ainda pelo Rio de Janeiro e seguirão para os Açores. O ponto final é Hamburgo, na Alemanha, previsto para outubro. Ao todo, o veleiro deve navegar mais de 17 mil milhas náuticas.
“Em razão da completa estrutura da Marina Itajaí, ficamos orgulhosos em representar Santa Catarina na recepção do “Haspa Hamburg” e em fazer parte desta longa e importante regata oceânica que incentiva o iatismo, especialmente em um ano que o Brasil é sede dos Jogos Olímpicos”, destaca o diretor do Complexo Marina Itajaí Manuel Carlos Maia de Oliveira.
A regata Hamburg Süd Southern Ocean Challenge é um projeto da associação mundial Hamburgischer Verein Seefahrt e V. (HVS), de veleiros oceânicos, que através de seus membros patrocinadores, financia a aquisição e a manutenção de veleiros possibilitando aos jovens a prática da vela oceânica. Qualquer velejador interessado pode se tornar membro do Grupo, intitulado “Grupo de velejadores Störtebeker” e, dessa forma, utilizar as embarcações.
Além do incentivo ao esporte o projeto é uma comemoração aos 110 anos em que um veleiro da HVS atravessou pela primeira vez o oceano.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano