Ilha dos Faisões: conheça o lugar que muda de país a cada seis meses

24/02/2023

Pode parecer brincadeira, mas é verdade: há uma ilha no mundo que muda de país duas vezes por ano. A Ilha dos Faisões, surpreendentemente, pertence ora à França ora à Espanha, alternando semestralmente o “dono” do lugar.

A localização dessa ilha fica na fronteira entre os dois países, no rio Bidasoa, próximo das cidades de Irun (Espanha) e de Hendaye (França).
vista aérea da ilha dos Faisões

Ilha possui marco histórico e foi palco de casamento de rei

O arquipélago é conhecido como símbolo de paz duradoura, pois as conversas de cessar-fogo da Guerra dos Trinta Anos foram realizada na ilha, por ser considerada, à época, território neutro.

 

O Tratado de Pirineus, que selou o fim do conflito, também foi assinado no local. E, para relembrar essa história, há um monumento — escrito tanto em espanhol quanto em francês — no centro do território, que conta os detalhes desse fato histórico.

ilha que muda de pais

Com a paz selada entre as nações, ambos os países passariam a dividir os cuidados do território, alternando a cada seis meses a responsabilidade.

 

A ilha que muda de país também foi palco para celebrar o casamento entre o rei Luís XIV e Maria Teresa da Espanha — filha do rei Filipe IV, em 1660.

ilha que muda de pais

Com 200 metros de comprimento, o arquipélago reúne algumas árvores e está a 20 metros do território francês e a 10 metros do lado espanhol.

 

A Ilha dos Faisões fica sob responsabilidade da Espanha entre os meses de fevereiro e julho. Enquanto de agosto a janeiro o território é da França. Em cada um desses períodos, o respectivo país deve cuidar da jardinagem e limpeza local.

ilha que muda de pais

Com entrada restrita, um dos pouquíssimos momentos em que visitantes podem ir ao território é durante a cerimônia bianual de entrega entre os países.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Resultado histórico! Barco Brasil conquista título inédito na Globe 40

    Única equipe brasileira na regata de volta ao mundo, o veleiro comandado por José Guilherme e Luiz Bolina venceu a categoria Sharp e terminou em 3º lugar na classificação geral

    9º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória

    Em parceria com a YB Nautic Group, Fabianne Domingos assina a decoração de barcos Sanlorenzo, Princess e De Antonio no Rio Boat Show

    Para a yacht designer, esse é um reconhecimento do nível de exigência e da qualidade do trabalho que desenvolve

    8º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do último dia de Rio Boat Show 2026

    Patrocinado pela Vibra, agenda contará com cinco bate-papos neste domingo (19). Veja a programação!