Italianos atravessam Atlântico até Recife em barco inflável

Por: Redação -
05/07/2017
Foto: Anderson Maia/Divulgação

Após mais de um mês de viagem e 300 horas de navegação, os italianos Sergio Davì e Alessio Bellavista concluíram a travessia do Oceano Atlântico em um barco inflável. A dupla partira de Palermo, no sul da Itália, no último dia 29 de abril e atracou no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Recife, em 17 de junho, cumprindo um trajeto de 4,3 mil milhas náuticas.

No caminho, o piloto Davì e o copiloto Bellavista fizeram escalas na Sardenha, nas Ilhas Baleares, em Marrocos, nas Ilhas Canárias, em Cabo Verde e em Fernando de Noronha, totalizando 300 horas navegando. Os trechos mais longos foram entre Gran Canaria e Cabo Verde (890 milhas náuticas) e entre o país africano e Fernando de Noronha (1.258). Para realizar o feito, Davì e Bellavista utilizaram um barco inflável modelo Master 996 com 10 metros de comprimento e dois motores de popa de quatro cilindros.

A viagem repetiu parte do itinerário do navegador florentino Américo Vespúcio, que deu nome ao continente americano, e teve como objetivo promover o “turismo ecossustentável” e a “preservação ambiental”, mas também serviu para recolher material científico para a Universidade de Palermo, uma das apoiadoras da travessia.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    158 anos depois, navio naufragado em lago dos EUA é encontrado

    Cargueiro Clough tinha 38 metros de comprimento e afundou em 1868 no Lago Erie após uma forte tempestade

    Relíquias: museu nos EUA reúne mais de 270 motores clássicos

    O Tallahassee Automobile Museum abriga um acervo náutico “old school” com barcos históricos, itens de pesca e motores raros que remontam ao início do século 20

    Novo no Canadá, táxi aquático autônomo deve iniciar testes na água em 2026

    Desenvolvida pela canadense Future Marine Inc., embarcação busca integrar o transporte público de forma sustentável e tecnológica

    No Havaí, plástico retirado do oceano está sendo transformado em asfalto

    Alternativa para o combate à poluição plástica integra itens como potes de iogurte e redes de pesca ao material utilizado para pavimentar estradas

    Colete salva-vidas usado por sobrevivente do Titanic é leiloado por R$ 4 milhões

    Item traz autógrafos feitos por Laura Mabel Francatelli e outros sete sobreviventes do mesmo bote