Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30
Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h


O JAQ H1, primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio, está no centro das atenções da COP30. Lançado pelo Grupo Náutica, a embarcação de 36 metros já recebeu diversas autoridades durante o evento, mas prepara uma novidade para todos: uma visitação gratuita aberta ao público!
“Brasil pode ser protagonista”: Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30
Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Neste fim de semana de exposição (15 e 16 de novembro), o JAQ H1 estará aberto para visitação das 13h às 19h. O navio se encontra ancorado na Estação das Docas, em Belém (PA) e, para embarcar, será necessário retirar sua pulseira no balcão de credenciamento.


Tido como um avançado “laboratório flutuante”, o JAQ H1 será dedicado à promover educação ambiental e estudos dos biomas marinhos e fluviais, tornando-se o primeiro barco de explorações e pesquisas do mundo movido a hidrogênio verde — tudo isso com o equivalente a uma área de cerca de 400 m².
A embarcação marca a primeira fase do projeto JAQ Hidrogênio, que foi lançado com as suas operações (hotelaria) utilizando o poder da molécula. Porém, durante a COP30, por uma questão logística, o navio funcionará com baterias de lítio, tecnologia também de zero emissão de carbono, mantendo a proposta de navegação limpa e sustentável.


Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, é o idealizador do projeto do JAQ H1, que contou ainda com a expertise científica da Itaipu Parquetec, a potência industrial da GWM, a relevância de ações sustentáveis e de consumo da Heineken e do Café Orfeu, a excelência em design brasileiro da Artefacto e a engenharia da MAN para dar forma ao JAQ.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027
O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head
De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força
Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram




