Segundo maior lago da Europa será transformado em novo centro para passeios de barco


Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
O Lago Onega, que fica na parte noroeste da Rússia europeia, tem tudo para se tornar um novo centro de iates e esportes à vela no país. O governo russo ressalta que o local já possui grande atividade náutica, como regatas e algumas competições, e tem tudo para expandir sua utilização.
O lago da República da Carélia se destaca pelo tamanho, limpeza, profundidade e uma forte representação histórica local. Um grande exemplo do ponto turístico é uma das 1 650 ilhas do local, a ilha de Kizhi, onde encontra-se o Kizhi Pogost — vilarejo conhecido por seu Museu de Arquitetura ao ar livre. Ele foi montado a partir de 80 monumentos de arquitetura de madeira de várias áreas do país e foi considerado patrimônio mudnial da UNESCO.

Leia também
» Réplica da nau Santa Maria já chegou ao Caribe. O capitão Ludi conta como foi a travessia
» 4ª edição de expedição de canoa havaiana sairá de Arraial D´Ajuda com destino a Niterói
» Incrível barco transparente, conhecido como clearboat, faz sucesso entre turistas no México

Ele engloba uma superfície de 9 720 km², 248 km de comprimento e 80 km de largura máxima. A profundidade, por sua vez, chega a 116 metros. O nível da água varia cerca de 60 cm ao longo do ano, sendo que, no inverno, as águas se congelam totalmente, e, no outono, os temporais provocam grandes ondas.
Sergei Averichev, o diretor da escola de vela de Karelian Sports, uma das principais escolas do país, conta que “o lago proporciona condições perfeitas para o desenvolvimento das atividades náuticas na região, principalmente o iatismo. Além do tráfego limitado de grandes navios de passageiros, um dos grandes fatores que influenciam essas condições são as características específicas de vento, que favorecem, inclusive, os campeonatos e competições”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estrutura foi flagrada na costa do Canadá, no Mar do Labrador. Entenda o fenômeno
Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano
Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho
Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça
Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho