Lançado na Suécia, novo combustível marítimo reduz emissões consideravelmente

O Neste Marine 0.1 é capaz de diminuir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%

16/08/2023

O caminho para uma indústria náutica mais sustentável segue ganhando força. Agora, além de embarcações ecológicas e com tecnologias menos poluentes, um novo combustível marítimo alternativo chega ao mercado: o Neste Marine 0.1, lançado na Suécia.

O nome do produto vem da empresa que está por trás dele, a Neste Marine, que também é a maior produtora mundial de SAF (sustainable aviation fuel, ou, combustível de aviação sustentável). Além dela, a ScanOcean (empresa de energia e distribuição com foco no fornecimento de combustíveis marítimos) trabalha no novo combustível.

Em 2022, a Neste apresentou o Neste Marine 0.1 Co-Processed, que foi capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em surpreendentes 80% ao longo de seu ciclo de vida em comparação com os combustíveis padrão usados ​​no transporte marítimo.

 

Vale ressaltar que, já nessa época, o produto estava em conformidade com a ISO 8217 e certificado com ISCC PLUS (International Sustainability and Carbon Certification).


Um ponto importante do novo combustível marítimo, que o torna ainda mais viável, é o fato de ele ser o que o setor chama de drop-in, ou seja, ele pode facilmente substituir os combustíveis convencionais sem a necessidade de modificações nas embarcações.

 

Dentre os possíveis beneficiários deste combustível estão embarcações de contêineres, navios-tanque, navios de carga e até mesmo navios de passageiros.

Inovação no mercado de combustíveis marítimos

Para a indústria de combustíveis, tanto o transporte marítimo quanto o de aviação são difíceis de descarbonizar. Apesar disso, ao longo do tempo, novas soluções têm chegado ao mercado, com métodos que variam de tipos de combustíveis alternativos, como GNL (gás natural liquefeito) e amônia, além de sistemas de propulsão híbridos ou elétricos.

 

A Neste Marine, no caso, obtém o novo combustível marítimo misturando matérias-primas fósseis com matérias-primas renováveis ​​durante o processo de refino (daí o Co-Processed). Com isso, o produto pode fornecer uma composição semelhante a do combustíveis padrão e o mesmo desempenho, mas com menos emissões.

 

A ScanOcean já está em processo de entrega do novo combustível aos portos da costa leste sueca.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia