Lançado na Suécia, novo combustível marítimo reduz emissões consideravelmente
O Neste Marine 0.1 é capaz de diminuir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%


O caminho para uma indústria náutica mais sustentável segue ganhando força. Agora, além de embarcações ecológicas e com tecnologias menos poluentes, um novo combustível marítimo alternativo chega ao mercado: o Neste Marine 0.1, lançado na Suécia.
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O nome do produto vem da empresa que está por trás dele, a Neste Marine, que também é a maior produtora mundial de SAF (sustainable aviation fuel, ou, combustível de aviação sustentável). Além dela, a ScanOcean (empresa de energia e distribuição com foco no fornecimento de combustíveis marítimos) trabalha no novo combustível.
Em 2022, a Neste apresentou o Neste Marine 0.1 Co-Processed, que foi capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em surpreendentes 80% ao longo de seu ciclo de vida em comparação com os combustíveis padrão usados no transporte marítimo.
Vale ressaltar que, já nessa época, o produto estava em conformidade com a ISO 8217 e certificado com ISCC PLUS (International Sustainability and Carbon Certification).
Um ponto importante do novo combustível marítimo, que o torna ainda mais viável, é o fato de ele ser o que o setor chama de drop-in, ou seja, ele pode facilmente substituir os combustíveis convencionais sem a necessidade de modificações nas embarcações.
Dentre os possíveis beneficiários deste combustível estão embarcações de contêineres, navios-tanque, navios de carga e até mesmo navios de passageiros.
Inovação no mercado de combustíveis marítimos
Para a indústria de combustíveis, tanto o transporte marítimo quanto o de aviação são difíceis de descarbonizar. Apesar disso, ao longo do tempo, novas soluções têm chegado ao mercado, com métodos que variam de tipos de combustíveis alternativos, como GNL (gás natural liquefeito) e amônia, além de sistemas de propulsão híbridos ou elétricos.
A Neste Marine, no caso, obtém o novo combustível marítimo misturando matérias-primas fósseis com matérias-primas renováveis durante o processo de refino (daí o Co-Processed). Com isso, o produto pode fornecer uma composição semelhante a do combustíveis padrão e o mesmo desempenho, mas com menos emissões.
A ScanOcean já está em processo de entrega do novo combustível aos portos da costa leste sueca.
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