Navios são encontrados com tesouro valioso no mar da China; veja vídeo
Acervo bem preservado data da dinastia Ming e conta com joias, porcelanas e até bebidas alcoólicas

A China revelou que um tesouro foi encontrado em navios naufragados na sua costa. O anúncio foi feito no domingo (21), pela Administração Nacional do Patrimônio Cultural da China. Segundo a entidade, as embarcações foram encontradas por arqueólogos ainda em 2022, mas somente agora a informação se tornou pública.
Megaiate abandonado na região do Caribe continua sua busca por um novo dono
Vem aí o Marina Itajaí Boat Show! Conheça detalhes do evento
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Os objetos que constituem o tesouro nos navios vão desde joias e porcelanas até bebidas alcoólicas. Segundo especialistas, as relíquias estão bem conservadas e possuem “alto valor histórico, científico e artístico”.
Encontrados a noroeste do Mar da China — a quase 2 metros de profundidade –, os navios datam da época da dinastia Ming, período que durou mais de 270 anos, de 1368 a 1644. A dinastia Ming governou a China depois da queda da dinastia Mongol dos Iuã, que acabou com o período caótico iniciado por Sima Yan, em 263.
“É um avanço para o estudo da história da China no desenvolvimento marinho, porcelana, comércio global e a Rota Marítima da Seda”, disseram as autoridades locais ao jornal South China Morning Post.
Segundo informaram funcionários do governo chinês, um dos navios continha mais de 100 mil itens em uma área de 10 mil metros quadrados. Já o segundo barco, a 20 km de distância do primeiro, estava recheado de troncos de madeira processados e uma pequena coleção de cerâmicas, que poderiam estar a caminho da China antes de naufragar.
A descoberta revelou fatos sobre a rota do Mar da China e, a partir da identificação dos objetos encontrados, especialistas acreditam que o primeiro navio fez parte do reinado do imperador Zhengde, enquanto o segundo seria da época do imperador Hongzhi, ambos da dinastia Ming.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores
Embarcação offshore se chama SOV 7017, e foi a grande novidade da construtora Damen em evento na Holanda