Navios são encontrados com tesouro valioso no mar da China; veja vídeo

Acervo bem preservado data da dinastia Ming e conta com joias, porcelanas e até bebidas alcoólicas

25/05/2023
Foto: Administração Estatal do Patrimônio Cultural da China / Reprodução

A China revelou que um tesouro foi encontrado em navios naufragados na sua costa. O anúncio foi feito no domingo (21), pela Administração Nacional do Patrimônio Cultural da China. Segundo a entidade, as embarcações foram encontradas por arqueólogos ainda em 2022, mas somente agora a informação se tornou pública.

Os objetos que constituem o tesouro nos navios vão desde joias e porcelanas até bebidas alcoólicas. Segundo especialistas, as relíquias estão bem conservadas e possuem “alto valor histórico, científico e artístico”.

 

Encontrados a noroeste do Mar da China — a quase 2 metros de profundidade –, os navios datam da época da dinastia Ming, período que durou mais de 270 anos, de 1368 a 1644. A dinastia Ming governou a China depois da queda da dinastia Mongol dos Iuã, que acabou com o período caótico iniciado por Sima Yan, em 263.


“É um avanço para o estudo da história da China no desenvolvimento marinho, porcelana, comércio global e a Rota Marítima da Seda”, disseram as autoridades locais ao jornal South China Morning Post.

 

Segundo informaram funcionários do governo chinês, um dos navios continha mais de 100 mil itens em uma área de 10 mil metros quadrados. Já o segundo barco, a 20 km de distância do primeiro, estava recheado de troncos de madeira processados e uma pequena coleção de cerâmicas, que poderiam estar a caminho da China antes de naufragar.

 

 

A descoberta revelou fatos sobre a rota do Mar da China e, a partir da identificação dos objetos encontrados, especialistas acreditam que o primeiro navio fez parte do reinado do imperador Zhengde, enquanto o segundo seria da época do imperador Hongzhi, ambos da dinastia Ming.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás