Futurista e sustentável: conceito de megaiate de cruzeiro reúne seis tecnologias ecológicas
Com 181 m de comprimento, Swap2Zero vai muito além dos padrões estabelecidos para redução dos níveis de emissão

Reduzir os níveis de poluição na navegação marítima é um tema em alta no mercado náutico. Atualmente, as embarcações devem seguir uma regulamentação de níveis de emissão — que vale tanto para navios comerciais quanto para os de cruzeiro. Um projeto de megaiate, surpreendentemente, promete ir bem além disso.
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Batizado de Swap2Zero, o recém-revelado conceito do barco de cruzeiro combina seis tecnologias com emissão zero, algo nunca feito na indústria. A novidade da operadora francesa Ponant terá 181 metros de comprimento, 100 cabines de luxo e também pretende funcionar como plataforma de pesquisa.
Embarcações com tecnologias ecológicas estão cada vez mais presentes nos mares, buscando alinhar conceitos estéticos e de desempenho à preocupação com o meio ambiente. Os cruzeiros estão se voltando cada vez mais para o GNL (gás natural liquefeito) e outros combustíveis alternativos, por exemplo.
Conheça as 6 tecnologias ecológicas do Swap2Zero
Dentre as seis tecnologias ecológicas do megaiate Swap2Zero, a primeira é um sistema de vela de última geração. Combinado a um design de casco eficiente, as velas fornecem metade da energia de propulsão usando energia eólica pura.
Com a ajuda de mais de 1.000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, o Swap2Zero usará energia solar.
O megaiate tem ainda duas inovações ligadas às células de combustível. A primeira é baseada em células de baixa temperatura, usando hidrogênio líquido para propulsão.
Já a segunda é baseada em células de combustível de alta temperatura, voltada para a carga hoteleira da embarcação (todos os sistemas elétricos a bordo). Tanto a água quanto o calor resultantes desses processos serão reutilizados.
Um sistema de gerenciamento de energia projetado sob medida será responsável por reunir tudo, controlando e distribuindo energia, sem o uso de geradores.
Por último, a embarcação terá a bordo um sistema de captura de carbono conectado à célula de combustível de alta temperatura. Todas essas tecnologias ecológicas prometem resultar em emissões zero de gás carbônico, óxido nitroso e metano, além de permitir uma autonomia de 30 dias para a embarcação.
O conceito inovador do navio foi desenvolvido em conjunto com o especialista em arquitetura naval Stirling Design International. A Ponant procura agora o estaleiro ideal para iniciar a produção da embarcação. O objetivo é lançar o Swap2Zero até 2030.
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