Projeto em prol do Rio Tâmisa leva flores às profundezas de esgoto em Londres
Instalação ressalta nova solução de saneamento que deve evitar 95% dos derramamentos no rio
O Rio Tâmisa é um importante rio da Inglaterra, que banha cidades como Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. O local, contudo, recebe cerca de 40 milhões de toneladas de esgoto todos os anos. Pensando nisso, uma nova solução de saneamento deve evitar 95% desses derramamentos. Para chamar atenção para esse projeto, uma instalação lotou um dos túneis já prontos de…flores.
Fenômeno deixa mar de Florianópolis iluminado em azul neon; confira o vídeo
Assine NÁUTICA e ganhe convites para visitar o Boat Show!
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A nova obra pretende instalar um encanamento de concreto que vai chegar aos de 25 km de extensão para evitar a poluição do rio oriunda de derramamentos de esgoto. O projeto, além de importante para a despoluição do rio, também favorecerá suas margens.
Tais efeitos ambientais estão sendo ilustrados com uma instalação temporária de arte multissensorial em um dos novos túneis, que agora está repleto de musgo e flores coloridas como heras, samambaias, glicínias e salgueiros-chorões.
Toda essa arte foi criada a partir de resíduos reaproveitados retirados das margens do próprio Tâmisa, em uma colaboração entre a Thames21 (uma instituição de caridade dedicada a melhorar a saúde do Tâmisa) e a Tideway, empresa responsável pelo projeto estrutural.
A Tideway, aliás, trabalhou com artistas para reproduzir dentro do túnel toda a fauna e flora que poderiam ser encontradas ao redor do rio. Dentre eles está o compositor Rob Lewis, responsável pela trilha sonora que dá vida ao “jardim” com sons de pássaros de espécies nativas, água corrente e o farfalhar das árvores.
O Rio Tâmisa
O Rio Tâmisa é o maior rio da Inglaterra, que banha que banha cidades como Oxford, Windsor e Londres. Aliás, é nesta última que o rio passa por importantes pontos turísticos do país, como a London Eye (maior roda gigante do mundo), o Globe Theatre (teatro originalmente construído em 1599) e o HMS Belfast (navio que foi operado pela Marinha Real Britânica e hoje se encontra ancorado nas margens do Tâmisa).
Sua importância, porém, vai muito além disso. O rio era a principal rota de comércio desta região do velho continente há milhares de anos, antes mesmo de existirem ferrovias e boas estradas para o transporte de mercadorias.
Os portos e as primeiras indústrias da Inglaterra se instalavam às margens do Tâmisa e, muito por isso, atualmente, a região do Vale do Tâmisa (termo que se refere às cidades ao longo do rio) é a mais desenvolvida de todo o Reino Unido.
Apesar de não escapar da ação humana e sofrer com a poluição, atualmente, o Rio Tâmisa é considerado o mais limpo do mundo entre aqueles que cruzam grandes metrópoles.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades