Lancha ou jatinho? Nova cápsula com foil promete atingir até 111 km/h

Conhecido por suas criações inusitadas, Pierpaolo Lazzarini mostra embarcação com três versões de motores e dois modos de configuração

01/11/2022
Reprodução: Auto Evolution

Especialista em design de embarcações inovadores, o italiano Pierpaolo Lazzarini atualizou recentemente um de seus modelos diferentões. O Jet Capsule, uma espécie de lancha em formato de cápsula, agora ganhou foil, para voar sobre as águas.

 

Para entrar ainda mais no clima e você realmente se sentir voando, há a opção da embarcação ter um layout interno com cara de jatinho particular.

Reprodução: Auto Evolution

Batizada de Jet Capsule GT-F, a embarcação foi desenhada pelo estúdio do italiano, o Lazzarini Design Studio. Segundo os executivos da marca, o projeto tem “hidropropulsão de ponta” e pode ser usado tanto de forma privada quanto comercial, como um transporte de luxo.

 

O casco do Gran Turismo-Foil é feito de fibra de vidro e carbono. Para que os ocupantes tenham uma visão privilegiada, as janelas são fotocromáticas e possuem 70% de carbono moldado por infusão a vácuo.

 

Com todas essas soluções na parte do casco, e mais um sistema de hidrofólio, o desempenho do projeto é surpreendente, aponta a fabricante.

 

O projeto possui versões movidas a diesel, gasolina ou 100% elétrica, com a potência girando entre 880 hp e 1200 hp. O Jet GT-F pode subir até um metro acima do mar e atingir a velocidade máxima de 60 nós, ou 111 km/ h.

Reprodução: Auto Evolution

Com 10 metros de comprimento e 3 metros de largura, o Jet Capsule GT-F tem cerca de 20 m² de área para o conforto do cliente, com possibilidade de dois modos de configuração. Um deles acomoda até 20 ocupantes e se assemelha ao layout interno de um barco. O outro, com cara de jatinho, recebe no máximo 10 pessoas, com direito a um banheiro e uma pequena sala de jantar.

Feito sob encomenda, o Jet Capsule pode ser entregue em até um ano e não tem uma faixa de preço pré-definida. Sua primeira versão, apresentada ao público durante o Mônaco Yacht Show, em 2014, custava US$ 250 mil à época, para o modelo básico.

 

*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio