Quase 100 anos depois, leilão do túnel Santos-Guarujá ganha data
Ligação entre as cidades do litoral sul de São Paulo representa uma economia de tempo significativa para a população


Noticiado pela imprensa local em janeiro de 1927, o túnel subaquático Santos-Guarujá, inicialmente projeto do engenheiro Enéas Marini, nunca esteve tão perto de sair do papel. É que, na tarde desta terça-feira (18), Tarcísio de Freitas garantiu que o leilão das obras acontecerá em 1º de agosto.
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O anúncio veio após uma reunião fora de agenda entre o governador de São Paulo e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma concessão, prevista para o dia 27 deste mês, adiantou o edital, que poderia ser publicado em meados do segundo semestre deste ano.


Nesse encontro, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, foi definido que o Governo de SP será o poder concedente da obra, estimada em R$ 6 bilhões. O aporte público, aliás, será igualmente dividido com o Governo Federal.
Por que a construção do túnel subaquático Santos-Guarujá é histórica
Para além da espera, já que o projeto passou por inúmeras reformulações até ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa ligação entre as duas cidades vai favorecer muito quem mora ou passa frequentemente pela região.
Com uma extensão de 1,5 quilômetro e parte submersa (870 metros), o túnel terá ciclovia, passagem para pedestres e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e promete reduzir o tempo de trajeto (quase 1 hora) para cerca de dois minutos para os que usam carro.
A expectativa também é desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do Porto de Santos para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.


Atualmente, balsas que vão de Santos para o Guarujá e vice-versa custam R$ 13,80 (para veículos de passeio em dias úteis) e não há cobrança para pedestres. Ao final da empreitada, um pedágio deve ser colocado, mas acredita-se pedestres e ciclistas serão isentos.
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