1º túnel subaquático da América Latina ligará as cidades de Santos e Guarujá

Promessa é de que travessia leve menos de 2 minutos de carro. Construção também terá ciclovia, passagem para pedestres e VLT

07/02/2024
Foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP / Divulgação

Com o aumento populacional e, consequentemente, no fluxo de pessoas de um lugar para o outro, novas alternativas precisam ser pensadas para facilitar a vida da população. Uma delas, anunciada recentemente, não só vai reduzir o tempo de travessia entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo, como também será uma construção inédita neste lado do globo: o 1º túnel subaquático da América Latina.

Na última sexta-feira (2), o Governo Federal, junto ao Governo do Estado de São Paulo, anunciou a construção de um túnel subaquático de 850 metros que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista.

Foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP / Divulgação

Com a promessa de reduzir a travessia entre as cidades em 50 minutos, o percurso de carro pelo túnel deverá durar apenas um minuto e meio.

Foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP / Divulgação

A obra super tecnológica será a primeira desse tipo na América Latina, e passará por baixo do canal que abriga o Porto de Santos — um dos maiores do mundo –, a 21 metros de profundidade.


O início das obras deve acontecer entre o fim de 2024 e início de 2025. Já a inauguração do túnel subaquático estima-se que será em 2028.

Fila para travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Foto: Dersa / Divulgação

A construção de 1,5 km (contando com o túnel de 850 metros de extensão) deverá desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), além de liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

Foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP / Divulgação

Com três faixas em cada sentido, o túnel subaquático terá ainda estrutura para um veículo leve sobre trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclovia.

Túnel subaquático é esperado há quase 100 anos

A construção do túnel subaquático, apesar de tecnológica e inovadora, é uma ideia, na verdade, bastante antiga: de 100 anos atrás. Em janeiro de 1927 a imprensa local noticiou um projeto do engenheiro Enéas Marini para construir um túnel ligando Santos e Guarujá.

Projeto foi publicado na primeira página do jornal santista A Tribuna, no 23 de janeiro de 1927. Foto: Novo Milénio / Divulgação

Ao longo desse tempo, o projeto passou por inúmeras reformulações, até tomar forma e ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estimada em cerca de R$ 5,8 bilhões, a obra será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo.


Ao todo, serão seis módulos pré-moldados com concreto armado, a 21 metros de profundidade. Tais módulos serão fabricados em uma doca seca e posteriormente transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado, de modo a não interromper o fluxo de navios no Porto de Santos.

Foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP / Divulgação
Foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP / Divulgação

Atualmente, existem balsas que realizam o trajeto que será feito pelo túnel subaquático, a um valor de R$ 12,30 (para veículos de passeio em dias úteis) e sem cobrança para pedestres. A ideia é que a novidade tenha um pedágio, seguindo esse mesmo modelo de tarifa, com isenção para ciclistas e pedestres.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá