Luxuoso hotel de Xangai encanta turistas com suítes submersas dentro de pedreira abandonada

Por: Redação -
24/01/2022

Se te derem uma pedreira, faça um hotel de luxo. Foi o que fez, na China, o InterContinental Hotels Group, que opera 4 900 hotéis em 100 países, sendo 17 unidades no Brasil. Em 2007, a empresa adquiriu uma imensa pedreira abandonada e parcialmente inundada no distrito de Songjiang, a 35 km de Xangai, a maior cidade da China.

Dez anos depois, a pedreira abandonada se transformou no Shangai Wonderland (ou Deep Pit Hotel, como também é conhecido), uma espécie de eco-resort que tem como singularidade — além do próprio lugar onde foi construído — o fato de atingir 88 metros abaixo do nível do mar e de, em boa parte, ser um hotel submerso.

Sim, submerso! São dois andares acima do solo e 15 andares paralelos à parede lateral da pedreira, sendo que dois últimos estão mergulhados dentro de um aquário de água salgada com 10 metros de profundidade, permitindo que os hóspedes de suas exclusivas seis suítes possam literalmente dormir com os peixes.

Verdadeira obra-prima da engenharia, o Shangai Wonderland representa um grande exemplo da audácia humana, desafiando os limites da natureza, com seus 336 quartos, distribuídos por 18 andares. Na parte mais baixa do edifício foram instalados uma piscina, um bar e um centro de esportes aquáticos, em que se pode remar de caiaque, por exemplo. No lado de dentro, além dos quartos conjugados com o aquário, fica um dos restaurantes do hotel.

Já para aqueles que ficam acima da linha d’água, cada um dos quartos tem uma varanda com vista para uma deslumbrante e inusitada cachoeira, construída do lado oposto ao do hotel, como parte do projeto.

O projetista, o escritório britânico Atkins, também criou uma área para a prática de esportes radicais, como escalada e tirolesa, e uma atração mais extrema: uma plataforma para bungee jump. “Foi uma ideia totalmente única, fazer algo especial, para dar vida novamente a um lugar abandonado”, afirmou Martin Jochman, arquiteto britânico envolvido no projeto. Pedreiras desativadas são frequentemente transformadas em aterros sanitários.

Além disso, este excêntrico hotel chinês foi feito dentro dos princípios do feng shui. Seu formato reproduz o símbolo ying e yang, quando visto de cima. Ao mesmo tempo, todos os elementos do resort de 61 mil metros quadrados foram projetados para reduzir o impacto no meio ambiente.

Seu posicionamento único maximiza a entrada de luz solar e minimiza os efeitos dos ventos frios. O hotel ainda pretende ser autossustentável, com a geração de energias solar e geotérmica (obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra).

Os chineses investiram mais de 250 milhões de euros, mas, durante a construção, enfrentaram desafios maiores que o alto custo. O principal deles foi o risco de inundações.

Antes de a construção começar, um rio próximo transbordou devido a fortes chuvas e inundou a pedreira. “Se algo semelhante tivesse acontecido após a conclusão do trabalho, teria sido um golpe terrível”, explicou um dos engenheiros-chefe da incorporadora imobiliária que participou do projeto.

Para evitar que isso aconteça novamente, os arquitetos tiveram que construir uma represa. Além disso, uma estação de bombeamento foi instalada para regular o nível da água. Em outras palavras, é um exemplo notável de arquitetura nascida da natureza.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 3º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista

    Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA no 2º dia de São Paulo Boat Show 2024

    Grandes nomes do setor náutico aproveitaram para passar pelo espaço VIP do evento náutico nesta sexta-feira (20)

    Solara 500 Skydeck ganha espaço lateral e maior abertura na praça de popa

    Com Fly espaçoso, lançamento do estaleiro está em promoção no São Paulo Boat Show 2024, até 24 de setembro

    Nova Triton 44 Flyer traz recursos de lanchas maiores; confira 3 destaques para ficar de olho

    Embarcação ao estilo walk around foi apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show

    Com conceito de barco open, nova cabinada da Azov Yachts chega para atender pedido de clientes

    Lancha Z380C estreia no São Paulo Boat Show com cabine de 1,75 metro de altura e pernoite para até 5 pessoas; conheça