Maior projeto solar fotovoltaico flutuante do mundo é ativado na China

Por: Redação -
11/04/2019

O maior projeto solar fotovoltaico flutuante do mundo já está funcionando e possui 13 “ilhotas” de painéis, totalizando 140 hectares sobre um lago artificial de uma antiga mina de carvão, na província de Anhui, na China. Neste primeiro ano, espera-se que a instalação gere 77693 MWh.

Fruto das empresas estatais chinesas e da francesa Ciel & Terre, o projeto teve as instalações terminadas em 2018, mas as conexões à rede elétrica apenas foram finalizadas em março passado. Estas ligações implicaram na construção de uma nova linha elétrica aérea de 110V, com 18km de comprimento.

Com o objetivo de minimizar as emissões de gases estufa, além de reduzir os custos de transporte e garantir emprego na região, o projeto será capaz de satisfazer as necessidades energéticas de cerca de 21 mil lares.

Um outro projeto fotovoltaico flutuante também está previsto na mesma região, no distrito de Yongqiao. A empresa Three Gorges New Energy está finalizando uma usina de 150MW, que ocupará o lugar de maior do mundo depois de pronta.

Ambos os projetos fazem parte do maior programa chinês para a instalação de sistemas fotovoltaicos flutuantes com uma capacidade total superior a 1GW. E o melhor é que todos eles irão nascer em antigas explorações mineiras, de modo a lhes dar nova vida e, assim, aproveitar parte das infraestruturas já existentes.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Próximo destino, Bahia: lançamento da Azov Yachts estará no Salvador Boat Show 2026

    Z440 HT, que fez sua estreia em São Paulo, será o grande destaque do estaleiro pernambucano no evento; barco poderá ser testado pelo público

    O que se sabe sobre o novo iate Schaefer 26M, próximo lançamento da Schaefer Yachts

    Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos

    Regata Santos-Rio chega a 76ª edição nesta quinta-feira

    A regata oceânica é a mais antiga do Brasil e promete emoções com Torben Grael buscando sua nona vitória

    Time brasileiro brilha em campeonato mundial de jet, nos EUA; veja resultados

    Equipe se destacou na SBT IJSBA World Finals 2026, conquistando vitórias para o Brasil

    NX Boats aposta em lanchas com motorização versátil para o Salvador Boat Show

    Estaleiro pernambucano levará cinco embarcações ao salão náutico. Modelos variam de 28 a 50 pés de comprimento