Prepare a manutenção do barco: 2026 promete 9 feriados prolongados

NÁUTICA conversou com o especialista Márcio Dottori e traz “roteiro de checagem” que engloba todos os itens de segurança

22/12/2025
Foto: FabrikaPhoto / Envato

O ano de 2026 promete tirar a poeira de muitas embarcações por aí. Isso porque, dos dez feriados nacionais, nove cairão em dias úteis — sete deles em segundas ou sextas-feiras. Para aproveitar sem medo, porém, o barco precisa estar com as manutenções em dia.

Os feriadões devem movimentar a rede hoteleira, bem como o turismo náutico. Além de praias paradisíacas, o Brasil conta com uma imensidão de rios, lagos e represas navegáveis, que certamente se tornarão os destinos de quem ama viajar. Por isso, NÁUTICA conversou com o especialista Márcio Dottori e preparou uma lista de ajustes indispensáveis antes de sair para a água com o barco.

Foto: Prostock-studio / Envato

O que verificar na manutenção do barco?

A lista a seguir é baseada no último Relatório de Inspeção Anual de Manutenção de Embarcação (Riame), divulgado pela Câmara de Navegação e Segurança do Fórum Náutico Paulista.

 

Trata-se de uma espécie de “roteiro de checagem”, que engloba todos os itens de segurança. O relatório não só deve ser utilizado por proprietários de lanchas ou veleiros como também é ideal para corretores de barcos usados e outros profissionais do ramo náutico. Confira:

Elétrica

  • As baterias estão presas? Baterias presas evitam curto-circuito por aproximação dos cabos com outra bateria ou com outros componentes elétricos ou metálicos do barco;
  • As baterias estão ventiladas? Baterias têm de estar ventiladas para evitar o acúmulo de gás hidrogênio (explosivo) durante a fase de carregamento;
  • Os cabos das baterias são prensados junto aos respectivos terminais? A solda nos cabos ligados às baterias junto aos respectivos terminais cria um ponto duro na fiação, que pode se romper devido à vibração do barco, podendo causar curto-circuito;
  • Os chicotes elétricos no compartimento dos motores estão fixados a cada 25 cm, no máximo? A fixação dos chicotes elétricos no máximo a cada 25 cm evita que saiam do lugar em razão do movimento do barco, o que poderia danificar as capas e provocar um curto-circuito.
  • Os chicotes elétricos estão ventilados e não dentro de conduítes fechados? Chicotes elétricos dentro de conduítes fechados geram calor e podem causar um incêndio;
  • Os chicotes elétricos na passagem junto às anteparas no compartimento dos motores estão protegidos com material macio (borracha, plástico)? Furos nas anteparas costumam deixar quinas vivas que podem danificar as capas dos fios elétricos e provocar curtos-circuitos;
  • As luzes de navegação estão acendendo? Sem as luzes de navegação acendendo, o barco não pode navegar à noite;
  • O rádio VHF faz e recebe chamadas? Rádio VHF fixo é obrigatório para barcos classificados como de Mar Aberto;
  • Quando a tampa da churrasqueira elétrica é abaixada, o dispositivo corta-circuito está desligando a energia? Caso a energia não seja interrompida quando a tampa da churrasqueira estiver abaixada, há forte risco de incêndio nesta peça, podendo se propagar para o restante da embarcação;
  • Os anodos estão preservados mais de 50%? Anodos protegem da corrosão as partes metálicas abaixo da linha d’água e devem ter mais de 50% do corpo original para manter a eficiência;
  • O(s) exaustor(es) no compartimento do(s) motor(es) funciona(m)? Exaustores são importantes para eliminar eventuais gases explosivos no compartimento do(s) motor(es) a gasolina e devem ser acionados pelo menos 4 minutos antes da partida;
  • O cabo de alimentação do motor de arranque tem fusível? Caso haja um problema com o motor de arranque, pode ocorrer sobrecarga no cabo elétrico que alimenta este equipamento, dando origem a um incêndio, o que pode ser evitado com um fusível;
  • As bombas de porão estão ligadas diretamente ao banco de baterias, sem passarem pela chave-geral? Se o barco estiver na água, as bombas de porão, por questão de segurança, devem permanecer energizadas, mesmo com a chave-geral desligada.

Hidráulica

  • Mangueiras e conexões da linha de combustível estão íntegras, sem vazamentos? Vazamento de combustível no interior do barco, principalmente de gasolina, gera vapores inflamáveis, com sério risco de incêndio;
  • Abraçadeiras de aço inox nas mangueiras de combustível estão apertadas?
  • Flanges dos tanques de combustíveis estão “secas”?
  • Válvulas (registros) abaixo da linha d’água estão operando? As válvulas abaixo da linha d’água são necessárias para impedir a entrada de água a bordo, caso haja vazamento nas mangueiras ou equipamentos ligados a elas;
  • As mangueiras abaixo da linha d’água estão presas com duas abraçadeiras de aço inox? Abraçadeiras mal apertadas podem gerar vazamentos de água para dentro do barco;
  • Abraçadeiras de aço inox nas mangueiras abaixo da linha d’água estão apertadas?
  • Bombas de porão e respectivos acionadores automáticos estão funcionando? Bombas de porão podem evitar o afundamento da embarcação;
  • Gaiutas e vigias permanecem estanques? Gaiutas e vigias com vazamentos podem comprometer a segurança do barco em condições de mar grosso e ventos fortes;
  • Saídas das bombas de porão estão a mais de 25 cm da linha d’água ou têm válvula de não retorno? Saídas das bombas de porão muito próximas da linha d’água e sem válvulas de não retorno podem permitir a entrada acidental de água no porão;
  • Selos mecânicos dos eixos propulsores estão sem vazamento? Selos mecânicos com vazamentos devem ser reparados ou substituídos;
  • Gaxetas dos eixos propulsores estão úmidas, mas sem água escorrendo? Gaxetas nos eixos propulsores, ao contrário dos selos mecânicos, permitem entrada de água a bordo, mas em forma de gotejamento, e nunca de maneira contínua;
  • Retentores dos eixos dos lemes estão sem vazamento? Assim como os selos mecânicos, retentores no eixo do leme não podem permitir vazamento de água;
  • Gaxetas dos eixos dos lemes estão úmidas, mas sem água escorrendo? Gaxetas no eixo do leme têm a mesma característica das gaxetas instaladas nos eixos propulsores;
  • Há válvulas tipo Y na(s) mangueira(s) de captação de água do(s) motor(es), para drenar a água do porão em emergência? Válvulas tipo “Y”, com duas entradas e uma saída, possibilitam que o(s) motor(es) possam ser usados para ajudar a sugar a água do porão, em caso de emergência com entrada de água em quantidade superior à capacidade de vazão das bombas.

Casco e convés

  • O espelho de popa, junto às rabetas, está seco? Espelho de popa com sinais de infiltração de água pode indicar comprometimento no núcleo da laminação na popa, com riscos à estrutura do barco;
  •  A região do casco em torno da quilha está íntegra e sem sinais de vazamentos? (Apenas veleiros). Vazamentos no entorno da quilha podem indicar que o veleiro encalhou ou bateu em algum objeto submerso, com riscos à estrutura do barco.

Mecânica

  • As correias dos motores estão ajustadas e em bom estado? Correias com desgaste ou folgadas impedem o funcionamento correto do motor, que pode sofrer danos por isto;
  • Os coxins (calços) estão sem sinais de corrosão? Os coxins ou calços servem para apoiar o motor no casco. A quebra de um ou mais coxins pode causar danos no motor e no sistema propulsor;
  • Os fluidos de todos os sistemas hidráulicos estão no nível correto? Como em qualquer máquina, todos os fluidos hidráulicos devem estar nos níveis corretos;
  • Parafusos da quilha estão apertados? (Apenas para veleiros). A quilha é essencial na estabilidade do veleiro e sua fixação no casco deve ser verificada com cuidado.

Armação (veleiros)

  • A base do mastro, junto ao convés ou à quilha, está íntegra, sem fissuras ou rachaduras? Assim como a quilha, a base do mastro de um veleiro deve ser verificada em busca de sinais de anomalias, pois é a base da propulsão do barco a vela;
  • Estaiamento, mastro e cruzetas aparentam bom estado, sem sinais de corrosão? Todos os elementos que fazem parte da armação requerem cuidados, pois a falha de um deles pode pôr o mastro abaixo;
  • Os terminais do estaiamento estão em bom estado, sem sinais de corrosão? Falhas nos terminais do estaiamento, geralmente provocadas pela corrosão, podem colocar o mastro em risco.
  • As fixações dos fuzis no casco e convés apresentam-se íntegras, sem sinais de delaminação? Os fuzis são peças metálicas que descarregam os esforços da armação no casco. Portanto, como recebem grandes cargas mecânicas de tração, necessitam de atenção constante.

Carreta de encalhe

  • Os pneus estão cheios e sem rachaduras? Se um pneu estourar durante a movimentação do barco, a propulsão da lancha pode ser danificada e a operação na marina ou iate clube fica interrompida;
  • O(s) eixo(s) está(ão) sem sinais de corrosão? Assim como os pneus, os eixos são essenciais na estrutura da carreta;
  • Os cubos (partes metálicas das rodas) estão sem sinais de corrosão? As rodas costumam sofrer mais rapidamente os efeitos da corrosão e necessitam de manutenção frequente, como repintura;
  • A ponteira para o reboque encontra-se sem avarias e bem presa à estrutura da carreta? A ponteira é a peça que liga a carreta ao trator. Sua quebra inviabiliza a operação do barco em terra;
  • Os revestimentos para proteção do casco nos berços da carreta estão íntegros? Os revestimentos de carpete ou EVA devem estar em boas condições. Caso contrário, o casco do barco poderá ser danificado;
  • As vigas que formam o corpo principal da carreta estão sem avarias, como trincas ou rachaduras? Trincas ou rachaduras em qualquer viga podem comprometer a estrutura da carreta, devendo ser imediatamente reparadas;
  • Os parafusos usados na montagem da carreta estão sem sinais de corrosão? Parafusos corroídos podem causar a separação de uma peça da carreta, inviabilizando a movimentação do barco em terra.

Confira a lista de feriados

  • 1º de janeiro (quinta-feira) — Confraternização Universal;
  • 3 de abril (sexta-feira) — Sexta-feira Santa;
  • 21 de abril (terça-feira) — Tiradentes;
  • 1º de maio (sexta-feira) —Dia do Trabalho;
  • 7 de setembro (segunda-feira) — Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (segunda-feira) —Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil;
  • 2 de novembro (segunda-feira) — Finados;
  • 15 de novembro (domingo) — Proclamação da República;
  • 20 de novembro (sexta-feira) — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
  • 25 de dezembro (sexta-feira) — Natal.

Pontos facultativos em 2026

  • 16 de fevereiro (segunda-feira) — carnaval (ponto facultativo);
  • 17 de fevereiro (terça-feira) — carnaval (ponto facultativo);
  • 18 de fevereiro (quarta-feira) — Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
  • 4 de junho (quinta-feira) — Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 24 de dezembro (quarta-feira) — Véspera de Natal (ponto facultativo após).

 

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