Mapfre vence mais uma etapa em teste para Volvo Ocean Race
Os espanhóis do MAPFRE foram os primeiros a cruzar a linha de chegada da terceira etapa da chamada Leg Zero – série de regatas-teste da Volvo Ocean Race. Na madrugada desta sexta-feira (11), o time liderado pelo campeão olímpico Xabi Fernández aportou em Saint-Malo em primeiro, com boa vantagem para Team Brunel e Dongfeng Race Team, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
“Foi um resultado muito bom para nós. Uma etapa boa do começo ao fim!”, disse Xabi Fernández, da MAPFRE. “Nós fizemos a melhor escolha buscando o caminho pelo mar aberto, achamos brisa e fugimos das correntes. As outras equipes se atrapalharam das correntes. Estou satisfeito com o nosso resultado”.
A diferença do MAPFRE para o Team Brunel foi de 41 minutos ou 7 milhas náuticas. A escolha de ir para offshore (mar aberto) fez com que os espanhóis fizessem menos manobras para escapar das correntes e a velocidade do barco foi maior, apesar de ter velejado mais milhas.
O barco da Espanha soma duas vitórias e um segundo lugar na Leg Zero e lidera a classificação geral. ”Os resultados são importantes para nós, estamos treinando por um tempo, então é bom ver o trabalho dar resultado”, completou Xabi Fernández.
O segundo colocado, o Team Brunel, teve a estreia do velejador do momento a bordo. O neozelandês Peter Burling – campeão da Rio 2016 e da America’s Cup – velejou no leme do veleiro da Holanda.
”Foi ótimo correr a bordo do Brunel. Eu tenho muito a aprender ainda, mas a Leg Zero é uma boa maneira pra isso. É uma pena ter perdido para os caras do MAPFRE”, falou Peter Burling.
Resultados:
1. MAPFRE
2. Team Brunel
3. Dongfeng Race Team
4. Vestas 11th Hour Racing
5. Team AkzoNobel
6. Turn the Tide on Plastic
7. Sun Hung Kai/Scallywag
A próxima etapa da Leg Zero será a última e terá o percurso de Saint-Malo para Lisboa, em Portugal. A largada será no domingo (13) e a flotilha deve chegar até a outra quarta-feira (16). Antes de deixar o porto francês, os fãs locais poderão ver de perto uma regata Pro-Am com convidados para apresentar a flotilha da Volvo Ocean Race.
“É realmente interessante adicionar Saint-Malo ao percurso, pois exige bastante técnica para chegar aqui, com muita maré e riscos de navegação no caminho. É um teste aos navegadores”, disse Dee Caffari, do Turn the Tide on Plastic.
A MAPFRE agora tem uma vantagem de três pontos no topo da classificação da Leg Zero. Lembrando que as regatas-teste não valem pontos para a Volvo Ocean Race, que começa em 22 de outubro.
Classificação geral:
1. MAPFRE 23 pontos
2. Team Brunel 20
3. Dongfeng Race Team 19
4. team AkzoNobel 15
5. Vestas 11th Hour Racing 12
6. Turn the Tide on Plastic 9
7. Sun Hung Kai / Scallywag 7
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência