Conheça projeto de meganavio com cidade flutuante para 100 mil pessoas

13/07/2022

Um navio gigantesco que também é uma cidade flutuante com capacidade para 100 mil pessoas, entre moradores e visitantes. Isso é o que o ousado projeto do meganavio Freedom Ship quer trazer aos mares.

O engenheiro norte-americano Norman Nixon pensou não apenas em uma enorme embarcação pelas águas, mas numa verdadeira comunidade no mar!

O ambicioso projeto é negociado desde 1999, porém, Nixon morreu em 2012, sem nunca ter conseguido tirar sua ideia do papel. A ideia do meganavio com cidade flutuante, no entanto, não foi para o lixo. Roger Gooch, um dos antigos sócios de Nixon, assumiu o projeto.

Em uma entrevista ao site Superb Crew, em 2020, o hoje CEO da Freedom Cruise Line International anunciou que o Conselho de Administração da empresa determinou que as operações de construção primária começariam na Indonésia e em Singapura.

“Os processos de design estão em andamento e as operações de construção ao vivo em tempo real estão planejadas para serem fornecidas ao público global por meio de webcams no local 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, a FCL está atualmente aberta ao diálogo com todas as partes ou entidades interessadas em relação a investimentos em ações e/ou relacionamentos de joint venture“, disse Gooch na entrevista de 2020.

Apesar disso, o projeto parece continuar no papel. O site oficial do Freedom Ship não registra nenhuma novidade sobre a construção, nem sequer disponibiliza os vídeos prometidos por seu CEO.

VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda

Estrutura do meganavio com cidade flutuante

Se o utópico projeto sair do papel, será o maior colosso a navegar por nossos mares – com cerca de 1,5 km de extensão, 250 metros de largura e altura de mais de 107 metros. Para se ter uma ideia do tamanho da estrutura a ser construída em aço e vidro combinados a outros materiais, o Freedom Ship tem quatro vezes o tamanho do Seawise Giant, o maior navio já construído e navegado.

A capacidade imaginada é para 40 mil moradores, 20 mil funcionários fixos, 30 mil visitantes diários e 10 mil convidados.

O projeto possui ruas, lojas, escritórios, hotéis, cassinos, além, é claro, de casas. Complementam o complexo residencial uma biblioteca, escolas, um hospital, bem como teatros, cinemas e casas de show, complexos esportivos e até pequenas indústrias – sua própria economia, como de fato uma cidade.

Porto para embarcações e aeroporto próprio, para o pouso e decolagem de aviões de pequeno e médio porte, também fazem parte da ideia do Freedom Ship.

Apesar de ser pensado para se manter bastante tempo ancorado nos portos de grandes metrópoles, e completar uma volta ao mundo a cada três anos, o meganavio prevê recorrente movimento e viagem.

O site do projeto mostra o trajeto que o Freedom Ship percorreria – e a costa brasileira está incluída na rota, embora o mapa traçado pelo projeto localize erroneamente o Rio de Janeiro na região Norte do Brasil.

Dificuldades mantêm projeto há mais de 20 anos no papel

Iniciado há mais de duas décadas, o projeto segue até hoje somente no papel devido às dificuldades de realização: a necessidade de encontrar investidores e parcerias, assim como os altíssimos custos – o orçamento inicial de 6 bilhões de dólares em 1999, hoje, já foi recalculado em mais de 10 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 53,8 bilhões, em valores convertidos em 13/07/2022).

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás