Melhor em tudo

Disponível apenas nos modelos de alta potência, V6 de 200 a 300 hp, os novíssimos motores coloridos da Evinrude, mostrados pela primeira vez na cidade de Milwaukee, no norte dos Estados Unidos, trazem inovações, tecnológicas importantes, que mudarão para sempre o concorrido e até agora pacato segmento dos motores de popa. Totalmente novos, “os E-Tec da geração 2 não tem nada em comum com a geração antiga, nem mesmo um parafuso”, revela o engenheiro Ednilson Beneli, responsável pela área técnica da BRP na América Latina, empresa da qual a Evinrude faz parte, junto com os jets Sea-Doo.
Desenvolvidos para proporcionar baixíssimo índice de manutenção, os novos motores da Evinrude têm cinco anos de garantia, ou 500 horas, o que vier primeiro. A primeira geração, lançada em 2003 tem três anos de garantia ou 300 horas de uso. Além da garantia mais longa do mercado, os novos motores E-Tec, de acordo com a Evinrude, são 15% mais econômicos e têm 20% a mais de torque e potência que seus concorrentes diretos. Detalhe: os E-Tec G2 também são motores dois tempos com injeção direta de combustível, mas muito mais desenvolvidos que a geração anterior, razão pela qual poluem 75% menos e são os motores “mais limpos” do mercado, mesmo em relação aos quatro tempos, segundo a fábrica.
Outro ponto revolucionário nos novos E-Tec, além das tampas e apliques coloridos, que possibilitam fazer até 400 combinações diferentes, é o sistema de direção hidráulica servo assistida já embutida no motor. Por isto é pelo comando de aceleração eletrônico a instalação é muito simples, feita apenas por cabos elétricos.
Texto e fotos: Marcio Dottori
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Chamada de Ilha Elizabeth, o local é composto por duas casas e está no valor de R$ 31 milhões
Viagem estava marcada para 1º de novembro; muitos passageiros venderam tudo e não têm para onde voltar
Joanna e Victor Gould eram editores de programas de TV quando largaram tudo para seguir com ideia inusitada
Embarcação de estaleiro turco VisionF Yachts teria sido encomendada por empresário do ramo de tecnologia
Bom velhinho atracou no rio Itajaí-Açu, onde recebeu a chave da cidade para as prévias das celebrações de fim de ano