Melhores veleiros

Por: Redação -
21/01/2015

Pelo 12º ano consecutivo, o salão náutico de Dusseldorf sedia a premiação dos melhores barcos europeus lançados durante um ano. Na noite da última segunda-feira, 19, o prêmio “European Yacht of the Year 2015” foi entregue aos melhores veleiros lançados na temporada europeia. Ao todo foram 25 indicados, em 5 categorias diferentes. Os barcos são testados durante duas semanas, em dois mares diferentes, por 11 publicações especializadas de 11 países europeus diferentes. Com os resultados dos testes o júri decide os merecedores do prêmio de grande prestígio. Entre as categorias há uma estreante, a “Bluewater Cruisers” que elegeu o melhor veleiro para cruzeiros oceânicos de longa duração. Já entre os premiados, apenas um conhecido do mercado brasileiro. Confira os campeões deste ano:

Categoria Family Cruiser (veleiro de cruzeiro para a família): o veleiro Bavaria Cruiser 46 (foto), do estaleiro alemão Bavaria Yachts, foi eleito o melhor barco a vela para passeios com a família. Segundo o júri, este é o veleiro mais sofisticado da categoria. O modelo está confirmado para o Rio Boat Show 2015 e promete fazer sucesso também entre os brasileiros. Os outros indicados da categoria eram: Dufour 310 Grand, Jeanneau Sun Odyssey 349 (teste da edição de Janeiro de NÁUTICA), Open Nautitech 40 e RM 890.

Categoria Performance Cruiser (veleiro de cruzeiro rápido): o título ficou com o francês JPK 10.80. O estaleiro JPK é especializado em veleiros de alto desempenho e seu modelo de 35 pés superou outros quatro indicados, Corsair Cruze 970, Dehler 46, Jeanneau Sun Fast 360 e Mylius 50.

Categoria Luxury Cruiser (cruzeiro de luxo): o carro chefe do estaleiro francês Centurion, o Wauquiez Centurion 57, se destacou pelo layout clean e o acabamento primoroso, a teca, que cobre todo o convés, é outro ponto alto do modelo de 57 pés. Os veleiros Euphoria 54, Italia 15,98, DS 54 Moody e X-Yachts Xc-35 também concorrem ao prêmio.

Categoria Special Yachts (barco especial): o preferido dos jurados foi o Avanced A 44, produzido pelo estaleiro italiano Advanced Yachts. O modelo era o favorito entre os jurados e ganhou o prêmio por unir dois mundos diferentes em apenas uma embarcação. Segundo os jurados, o barco pode ser usado para passeios e pernoites de fins de semana com sua cabine luxuosa e velejadas solitárias com alto desempenho. O modelo italiano desbancou os concorrentes Astus 24, Pogo 3, Pointer 25 e Saffier SE 33.

Categoria Bluewater (cruzeiro oceânico): o veleiro Bóreal 52 foi o primeiro vencedor da categoria que estreou este ano. Concebido pelo estaleiro francês Bóreal Yachts para navegação em condições extremas, o barco ainda tem quilha retrátil e pode ser ancorado na praia.

O júri ainda ainda vai premiar os melhores barcos europeus a motor. Os vencedores também serão revelados durante o salão náutico de Dusseldorf que termina neste domingo, dia 25.

Foto: Divulgação/Bavaria Yachts

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar