Ministério do Turismo vai divulgar turismo náutico no São Paulo Boat Show 2022

Por: Redação -
01/09/2022

O Ministério do Turismo estará presente na próxima edição do São Paulo Boat Show, principal evento do setor da América Latina, que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro na capital paulista.

No evento, o espaço do Ministério do Turismo permitirá que o visitante conheça e experimente algumas atividades de turismo náutico — o fortalecimento dessa modalidade do turismo é uma das principais missões do Ministério para o ano de 2022.

VEJA TAMBÉM
>> Memória Náutica: relembre o São Paulo Boat Show 2005
>> Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show

A iniciativa é mais uma importante ação para garantir a recuperação do segmento no pós-pandemia, além do seu pleno desenvolvimento no território nacional. Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil tem grande vocação para o turismo náutico.

No mês de março, o Ministério do Turismo anunciou uma série de ações para o segmento, como a inclusão de barcos à vela na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC).

A medida assegura a isenção de tributos federais para todos os interessados em importar veleiros – tanto esportistas quanto empreendedores do turismo que utilizem suas embarcações como ativo econômico.

O Ministério também garantiu a autorização de importação de barcos a vela e motos aquáticas com até 30 anos de fabricação, além de acabar com o imposto de 18% para os interessados em importar jets.

No campo profissional, o Ministério do Turismo anunciou uma conquista histórica para o setor: o reconhecimento da atividade de condutor de turismo náutico como profissão pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A medida beneficia cerca de 100 mil brasileiros que atuam na atividade de norte a sul do país.

O pacote de ações também inclui um acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal para oferta de crédito a quem deseja implantar infraestruturas e equipamentos de apoio às atividades de turismo náutico. Desde março, 150 empresas contrataram R$ 23 milhões.

A infraestrutura náutica também foi contemplada pelo Ministério do Turismo, que desenvolverá e fará a doação de oito propostas para a construção de rampas, píeres e marinas públicas.

São Paulo Boat Show 2022

Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras, objetos de luxo e o sorteio de um barco. Prepare o coração!

No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministério do Turismo faz diagnóstico das necessidades de estruturas náuticas no Brasil

    Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados

    Moedas vikings de mil anos atrás são descobertas em pequena ilha britânica

    Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda

    Schaefer Yachts estará na estreia do Salvador Boat Show com quatro lanchas

    Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro

    Entenda como grandes navios podem ameaçar o futuro dos tubarões-baleia

    Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações

    Consultor da Invest/SP ensina caminho para a criação de Distritos Náuticos

    A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica