Modernização da gestão ambiental é tema do 6º Congresso Náutico

05/11/2021

Para uma conversa sobre a modernização da gestão ambiental para náutica, o 6º Congresso Internacional Náutica, que antecedeu a abertura do salão náutico, reuniu no palco do São Paulo Expo o presidente do Instituto Marinas do Brasil e do Fórum Náutico Paulista, Marco Antônio Castello Branco, e a advogada Amália Botter Fabbri (visão jurídica), da Lobo de Rizzo Advogados. A proposta foi uma comparação entre a logística adotada pela França — líder mundial na fabricação de embarcações — e a do Brasil.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Entre outros números, chama atenção que a França tem 453 marinas de litoral e 558 marinas interiores, contra as 480 estruturas náuticas brasileiras. Além disso, o turismo náutico pelas águas francesas movimenta 82 milhões de pessoas por ano, enquanto no Brasil não há sequer uma estatística sobre o assunto.

“Fiz essa introdução apenas para mostrar que nós temos muito o que crescer, e os dos empecilhos para isso é a relação com a legislação brasileira para o meio ambiente, que precisa ser revisada e modernizada”, disse Castello Branco. “Para isso, estamos propondo um Código Brasileiro para Águas Salgadas”, anunciou.

Nesse caminho, a dra. Amália Fabbri informou que, dentro do Fórum Náutico Paulista, foi criada uma câmara chamada Marinas e Meio Ambiente, e dentro dessa câmara destacados dois grupos de trabalho: um de aprimoramento normativo (para aperfeiçoar o aparato legislativo atual) e outro de qualidade ambiental (para a adequação da qualidade ambiental da operação das marinas).

Leia também

» Infraestrutura é a principal bandeira da Santur. Palavra de seu presidente, Renê Nunes

» Começou! São Paulo Boat Show chega em sua 24ª edição e vai até a próxima terça na capital

» Udo Kleinitz, representante da ICOMIA, analisa atual estágio da indústria náutica no mundo

“Nossas principais questões na área ambiental são ausência de licenças, especialmente no tocante a estruturas pré-existentes, a necessidade de melhoria do controle das fontes de poluição e as intervenções e áreas de preservação permanente. Nossa equipe de advogados levantou um número enorme de decisões judiciais tratando de áreas de preservação permanente”, explicou.

Como regularizar essas estruturas? “Temos uma lei federal (a 12.651/2012), que é o Código Florestal, que oferece apenas para as áreas rurais um regime de excepcionalidade. Para áreas urbanas, onde está a mairia das marinas, ficou um vazio, o que significa falta de isonomia”, avaliou a advogada. Para acabar com esse entrave às APPs localizadas em áreas urbanas, estão sendo feitas algumas petições. Como a Deliberação Consema (de março de 2018), que admite a regulamentação ou regularização de baixo impacto ambiental em imóveis urbanos. Porém, essa deliberação foi considerada inconstitucional. Coube recurso ao STJ, mas já há uma posição muito conservadora (revelada em outras decisões), o que indica um novo retrocesso.

Outra ação para a regularização das APPs localizadas em áreas urbanas foi a criação de um Projeto de Lei (APP de curso d’água), que tramitou na Câmara, passou pelo Senado e voltou à Câmara, o que significa que avançou. A cartada desse Projeto e tentar incluir no Código Florestal um parágrafo que diz: “Lei municipal poderá definir as faixas marginais distintas daquelas da lei”, dando liberdade para os municípios, dependendo do interesse local, para legislar sobre esse assunto. É torcer para que seja aprovada.

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

A 24ª edição do São Paulo Boat Show acontece entre os dias 4 e 9 de novembro, no São Paulo Expo, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor. Na ocasião, o público poderá conferir as novidades e tendências em veleiros, iates, lanchas, motores, equipamentos, acessórios e serviços do mercado durante os seis dias de exposição. Você pode garantir seu ingresso aqui!

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2021
Quando? De 4 a 9 de novembro
Onde? São Paulo Expo
Horário? Abertura – 15h às 22h
Dias da semana – 13h às 22h
Sábado e domingo – 12h às 22h
Encerramento – 13h às 21h
Mais informações: [email protected]

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Entenda como munições da 2ª Guerra no fundo do mar são o lar de milhares de animais marinhos

    Mexilhões, anêmonas, peixes e caranguejos ocupam os espaços a poucos centímetros de cargas explosivas na costa alemã

    Médico compra primeiro barco na NX Boats e destaca "desburocracia" como principal diferencial

    Além da facilidade de compra, cliente ressalta o custo-benefício e a qualidade das embarcações

    Por trás da arquitetura de interiores náutica: cada centímetro importa

    Dupla especialista no assunto destaca 10 pontos essenciais na hora de projetar o interior de um barco

    R$ 195 mil ao ano: conheça a oportunidade de trabalho na ilha mais remota do Reino Unido

    Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia