Primeiro motor de popa a diesel e hidrogênio do mundo é flagrado em testes

Por: Redação -
22/12/2021

Na procura por novas (e ecológicas) formas de energia, como alternativa aos combustíveis fósseis, nenhum elemento é tão promissor como o abundante hidrogênio. Em dezenas de laboratórios e centros de pesquisa, cientistas e engenheiros estão ocupados descobrindo caminhos para reduzir gastos e melhorar a praticidade dos motores a hidrogênio.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

É dentro desse contexto que se apresenta a proposta do primeiro motor do mundo movido com o uso misto do hidrogênio com o óleo diesel, em operações marítimas, cujas pesquisas avançam em Portsmouth, na Inglaterra.

Com o objetivo de transformar o Porto Internacional de Portsmouth no primeiro espaço marítimo de emissões zero do Reino Unido, a empresa de tecnologia diesel Cox Marine — em colaboração com a Universidade de Brighton e com o consórcio marítimo SHAPE UK (Shipping, Hydrogen & Port Ecosystems UK) —, converteu um de seus motores de popa diesel CXO300 para funcionar também com hidrogênio, em uma forma de propulsão de combustível duplo. A expectativa é a de que o motor diesel comum adaptado possa utilizar até 99% H2 e 1% diesel.

O sistema ainda está em testes. O projeto inclui várias etapas-chave, começando pela instalação de um eletrolisador de hidrogênio modular em Portsmouth. A eficiência do sistema será então testada com a ajuda de um barco equipado com o motor de popa de combustível duplo de hidrogênio da Cox.

“O setor marítimo como um todo, e a Cox, em particular, reconhecem a necessidade de contribuir positivamente para os desafios significativos da redução das emissões mundiais de CO2”, disse James Eatwell, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Cox Powertrain e líder do projeto desenvolvido em conjunto com a SHAPE UK.

Para ser usado em um veículo motorizado, o hidrogênio comprimido é armazenado em um tanque e transmitido à célula de combustível, uma pequena fábrica química que converte o gás em eletricidade, que, por sua vez, aciona um motor.

Sua forma líquida tem excelente relação energia/volume, mas exige tanques especiais porque não se liquefaz enquanto não atinge -253 C. A expectativa dos pesquisadores é converter Portsmouth no primeiro porto neutro de carbono do Reino Unido até 2030, e o primeiro porto de emissão zero até 2050.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras deste sábado (4) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Com nove convidados e sete bate-papos, penúltimo dia de evento é recorde em encontros na Marina da Glória

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória