Museu do Mar celebra 1º ano com exposição inédita com fotos de Pierre Verger

Visitantes poderão visitar a mostra “Velas do Mundo” a partir deste sábado, 3 de dezembro

Por: Redação -
30/11/2022

Para festejar um ano de inauguração em grande estilo, o Museu do Mar Aleixo Belov receberá uma exposição inédita com fotografias do renomado fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor franco-brasileiro Pierre Verger (1902 – 1996), a partir de 3 de dezembro.

Com o tema “Velas do Mundo”, a mostra – que reúne, com exclusividade, imagens de saveiros e veleiros feitas pelo mestre em suas viagens pelos continentes – estará disponível para a visitação de baianos e turistas a partir deste sábado, 3 de dezembro.

Foto: Adson Almeida/Divulgação

“Será a primeira vez que o público poderá ver juntas, em uma exposição, as imagens de velas registradas por Verger em diversas partes do mundo, como em Porto Saíde (Egito), Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Tiquina (Bolívia), Xangai (China), Veneza (Itália), Tahiti (Polinésia Francesa), Hoi An e Da Nang (Vietnã), além fotos feitas no Brasil em destinos como Belém, Olinda, Salvador e Recôncavo baiano”, afirma Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger.

Museu recebeu convidados nesta quinta-feira (1), para celebrar 1 ano do museu e a nova exposição. Foto: Adson Almeida/Divulgação

Ele ainda acrescenta que, dentro dessa temática, foram escolhidas fotografias que expressam a ideia de viagem e liberdade, que são duas noções importantes tanto na obra e vida de Verger, quanto na do velejador Aleixo Belov, 79 anos.

 

“A exposição será um complemento à visita ao Museu do Mar. É um conjunto. Quem visitar o local conhecerá a trajetória de Belov, sua paixão pela vela, pelo mar, suas voltas ao redor do mundo. A exposição ‘Velas do Mundo’ se juntará a esse material, trazendo fotos de veleiros e saveiros de uma outra época (1930-1940). São ampliações com qualidades estéticas características da obra fotográfica de Verger, e impregnadas com seu olhar sensível às culturas não ocidentais”, destaca Baradel.

Foto: Adson Almeida/Divulgação

Ao todo, 19 imagens estarão expostas no mezanino 2 do museu. Além disso, o público ainda poderá conferir dois audiovisuais — um deles, também inédito, sobre a viagem ao redor do mundo que Verger fez em 1934, que incluirá outras 120 fotos.

 

Mariana Belov, diretora do Museu do Mar Aleixo Belov, destaca que abrigar essa exposição é motivo de muita alegria, principalmente por alguns traços que unem Verger e Belov.

Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger, Belov e Ieda Sá. Foto: Adson Almeida/Divulgação

“Ambos têm características em comum: o amor por Salvador e por explorar o mundo, retratando a essência dos povos: Verger, por meio da fotografia e dos relatos etnográficos, e Belov, através de seus livros e das relíquias que pôde trazer e compartilhar no museu como um presente para a capital baiana. Então, comemorar 1 ano do Museu do Mar, com ‘Velas do Mundo’, só torna o momento mais especial”.

 

Neste primeiro ano de funcionamento, o espaço cultural e educacional se tornou um dos pontos de paradas obrigatórias do Centro Histórico de Salvador para quem deseja conhecer mais sobre o mar e a navegação.

Belov e a filha Mariana. Foto: Adson Almeida/Divulgação

O museu guarda, em seu acervo, relíquias trazidas das seis viagens de volta ao mundo feitas por Belov, incluindo as três que o comandante realizou, em solitário, a bordo do veleiro “Três Marias”.

 

A embarcação, inclusive, é o pilar central do museu, que ocupa um casarão de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

Serviço

Exposição inédita “Velas do Mundo”, com fotos de Pierre Verger.
A partir de sábado, dia 3/12, das 10h às 18h (com acesso permitido até as 17h).
Endereço: Casarão amarelo no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, nº3, no Centro Histórico de Salvador
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Criança de até 5 anos não paga. Às quartas, a entrada será gratuita.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Paraty, no Rio de Janeiro, foi cenário para celebrar os 40 anos da Lagoon

    Lagoon World Escapade foi realizado simultaneamente em vários destinos. Brasil teve rally, competição de canoagem e música ao vivo

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países