12 cuidados a serem tomados antes e depois de partir para uma noite no mar


Gosta de navegar no escuro? Então, confira aqui os cuidados a serem tomados antes e
depois de partir para uma noite no mar:
Antes de partir…
1 — Não parta sem consultar a previsão do tempo. A noite pode estar linda, mas prevenção nunca fez mal a ninguém.
2 — Faça um check-up das luzes de navegação. Caso alguma não acenda, troque antes de zarpar. No escuro, até os grandes barcos desaparecem.
3 — Analise friamente suas condições. Se o seu dia foi cheio e você estiver cansado, adie a viagem. Os efeitos da fadiga são bem mais intensos no escuro do que no claro.
4 — Prepare-se para navegar bem mais devagar. Os mais experientes reduzem a velocidade em 20%. Mas, o ideal são 50%. Afinal, a visibilidade é bem menor à noite, quando desaparecem as referências visuais.
5 — Tente partir ainda com a luz do dia. Assim, quando a noite chegar, você já estará mais habituado com as condições do mar.
6 — Tenha cartas náuticas e roteiros atualizados. Ajudam uma barbaridade se você precisar recorrer a um porto à noite, no meio da travessia.
Depois de partir…
7 — Redobre a atenção na navegação. Por mais clara que a noite esteja, a visibilidade limitada é um desafio. E autoconfiança em excesso pode ser perigoso.
8 — Navegue fora da cabine. Mesmo que lá dentro esteja mais quentinho, é no cockpit que se enxerga — e reage-se — melhor aos imprevistos.
9 — Não acenda muitas luzes a bordo. O excesso de iluminação (menos nas luzes de sinalização) criam reflexos e atrapalham a pilotagem. Também evite luzes brancas nos instrumentos do painel.
10 — Consulte -e confie – nos eletrônicos. GPS com chartplotter é fundamental, mas esteja preparado para imprevistos que impeçam o seu funcionamento. Exemplo: aprenda a “ver” os reflexos da lua na água.
11 — Fique atento às espumas na água. Elas podem indicar pedras ou arrebentações mais adiante. Por serem brancas, aparecem bem, até no escuro da noite.
12 — Siga apenas os caminhos mais seguros. Os atalhos (tão bem-vindos durante o dia) podem significar riscos. Prefira as rotas seguras. Mesmo que mais longas.
Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
A nova Ross SR 220 Icon navega bem e oferece boa relação custo-benefício, bom espaço a bordo e até banheiro fechado
Projeto testa uso de eDNA para localizar restos de mais de 40 mil militares americanos desaparecidos no mar desde a Segunda Guerra Mundial
O Raptor Boat é fabricado pela Edy Jet's Náutica, que detém parque fabril próprio em Magé (RJ). Evento acontece de 11 a 19 de abril
Tubarão-galha-branca-oceânico nasceu ao final de janeiro de 2026 no recém-inaugurado AquaFoz, em Foz do Iguaçu
Iate de 28,97m é tido como o 2ª maior barco em fibra de vidro produzido em série no país. Modelo será desenvolvido na fábrica da OKEAN em Itajaí (SC)



