12 cuidados a serem tomados antes e depois de partir para uma noite no mar

Por: Redação -
13/03/2020

Gosta de navegar no escuro? Então, confira aqui os cuidados a serem tomados antes e
depois de partir para uma noite no mar:

Antes de partir…

1 — Não parta sem consultar a previsão do tempo. A noite pode estar linda, mas prevenção nunca fez mal a ninguém.

2 — Faça um check-up das luzes de navegação. Caso alguma não acenda, troque antes de zarpar. No escuro, até os grandes barcos desaparecem.

3 — Analise friamente suas condições. Se o seu dia foi cheio e você estiver cansado, adie a viagem. Os efeitos da fadiga são bem mais intensos no escuro do que no claro.

4 — Prepare-se para navegar bem mais devagar. Os mais experientes reduzem a velocidade em 20%. Mas, o ideal são 50%. Afinal, a visibilidade é bem menor à noite, quando desaparecem as referências visuais.

5 — Tente partir ainda com a luz do dia. Assim, quando a noite chegar, você já estará mais habituado com as condições do mar.

6 — Tenha cartas náuticas e roteiros atualizados. Ajudam uma barbaridade se você precisar recorrer a um porto à noite, no meio da travessia.

Depois de partir…

7 — Redobre a atenção na navegação. Por mais clara que a noite esteja, a visibilidade limitada é um desafio. E autoconfiança em excesso pode ser perigoso.

8 — Navegue fora da cabine. Mesmo que lá dentro esteja mais quentinho, é no cockpit que se enxerga — e reage-se — melhor aos imprevistos.

9 — Não acenda muitas luzes a bordo. O excesso de iluminação (menos nas luzes de sinalização) criam reflexos e atrapalham a pilotagem. Também evite luzes brancas nos instrumentos do painel.

10 — Consulte -e confie – nos eletrônicos. GPS com chartplotter é fundamental, mas esteja preparado para imprevistos que impeçam o seu funcionamento. Exemplo: aprenda a “ver” os reflexos da lua na água.

11 — Fique atento às espumas na água. Elas podem indicar pedras ou arrebentações mais adiante. Por serem brancas, aparecem bem, até no escuro da noite.

12 — Siga apenas os caminhos mais seguros. Os atalhos (tão bem-vindos durante o dia) podem significar riscos. Prefira as rotas seguras. Mesmo que mais longas.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda