Operação Verão: saiba quais são as 15 recomendações para uma navegação segura

Por: Redação -
22/01/2020
Foto: Shutterstock

No auge do verão brasileiro, as embarcações de todos os tipos estão lançadas nas águas, o que aumenta o risco de acidentes. Na última Operação Verão deflagrada pela Marinha, em dezembro passado, pelo menos 15 recomendações são dadas para garantir a segurança na navegação. Durante a posse do novo capitão de Portos de Pernambuco, o capitão de mar e guerra Mário Rebello, na manhã desta terça-feira (21), ele garantiu prioridade para a operação. Ele ocupa o lugar do também capitão de mar e guerra Maurício Bravo.

Chamada de Mares seguros e limpos, a campanha busca conscientizar e fiscalizar o tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações nos mares, rios e lagos. Como foi lançada em dezembro, visava principalmente o combate à poluição provocada pelo derrame de petróleo no mar na costa nordestina, cujo auge foi registrado em outubro e novembro. Agora, com as férias e o verão, a prioridade se volta para minimizar os riscos de acidentes com embarcações.

Em todo o país, a operação conta com mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas capitanias, delegacias e agências da marinha. Durante a fiscalização, são observados documentos de embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação, além de habilitação dos condutores.

Importante saber que, assim como nas estradas, não é permitido usar bebida alcoólica e conduzir embarcação. Por isso, etilômetros serão utilizados para medir o uso de álcool por parte dos condutores. A ação conta, ainda, com monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas, visitas de conscientização em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores.

Em conjunto com a Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos acontece a operação Travessia segura, neste mês, em todo o país, voltada a embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, cujo fluxo é intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

Além da proibição do uso de bebida alcoólica por parte do condutor, outras recomendações são: navegar a mais de 200 metros de distância da praia, fazer manutenção preventiva da embarcação, conhecer a previsão do tempo antes de sair, respeitar o limite de pessoas a bordo e calcular o consumo de combustível para ir e voltar do passeio.

LEIA TAMBÉM

>>Schaefer Yachts exibirá cinco de suas lanchas em Miami no próximo mês
>>No fundo do mar: conheça sete hotéis submersos pelo mundo
>>Maior regata em duplas do mundo, Transat Jacques Vabre concorre a prêmio

Confira as 15 recomendações para a segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo.
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes.
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.
9) Previna incêndios em sua embarcação.Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.
13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.
14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.
15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista à transmissão ao vivo do terceiro dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Confira as palestras do dia 30 no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show

    De regatas virtuais a papo sobre vela, salão náutico terá cinco palestrantes nesta terça-feira (30)

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas