Navio Professor Besnard deve ser revitalizado e transformado em museu

Por: Redação -
26/03/2019
Foto: Reprodução

O navio oceanográfico ‘Professor Wladimir Besnard’ deve deixar o Porto de Santos, onde está atracado desde 2008, ainda este ano. Trazida à região após pegar fogo durante viagem pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a embarcação está abandonada e em deterioração. Ela deve ser revitalizada e transformada em museu.

Um entendimento sobre o futuro do navio foi encaminhado em reunião na sede do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) entre a ONG Instituto do Mar (Imar) e a Prefeitura de Ilhabela.

Segundo ele, a administração municipal entende a importância do navio para a história da navegação e pesquisa marinha, mas ressalta que a cidade teve um prejuízo enorme com essa herança do governo anterior. Fazzini informa que um novo encontro com a ONG deve ser marcado para formalizar o acordo.

O interesse do Imar sempre foi impedir que o navio fosse afundado. Ele foi adquirido pelo Estado de São Paulo, em 1962, para realizar pesquisas marinhas. A intenção do instituto é permitir que todos possam conhecer a embarcação e não alguns poucos que realizam mergulho.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

A intenção do presidente do Imar, Fernando Liberalli Simoni, é que a embarcação seja um museu itinerante pelas cidades do litoral paulista. “O projeto é bastante interessante. As viagens do navio e suas histórias são muito ricas. Pretendemos abrir visitação às escolas, às crianças para fomentar a mentalidade náutica”, afirma.

Simoni explica que a curadoria do museu ficaria a cargo de profissional da USP, bem como a monitoria. Hoje, a universidade conta com grande parte dos equipamentos retirados do navio quando foram encerradas suas atividades. Parte dessas memórias voltará para o Professor Besnard.

A primeira viagem do navio foi realizada em 1967, quando saiu da Noruega, seu país de origem. De lá pra cá, foram 41 anos de atividades, 150 viagens e suas histórias relatadas em 68 diários de bordo. E mais de 50 mil amostras coletadas.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) se preocupa com o óleo e demais resíduos ainda presentes na embarcação. Com o navio ainda sob posse da Prefeitura de Ilhabela, o serviço de remoção dos produtos poluentes é de responsabilidade do município, assim como um vazamento. Enquanto a situação é analisada pelo Condephaat, ninguém pode mexer na embarcação, a não ser por eventual risco, o que é o caso.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Atendendo a pedidos, Schaefer 510 GT passa a ter teto rígido na área de flybridge

    Sucesso de 50 pés do estaleiro atracou no São Paulo Boat Show 2024 com uma atualização que promete melhorar o aproveitamento do espaço

    Nova Intermarine 60 preza pela integração dos espaços, com lounge na proa e móveis flutuantes

    Estreando no São Paulo Boat Show, modelo de 60 pés dá grande atenção aos detalhes e busca conectar passageiros com a natureza

    Super Quinta Ventura: confira os preços promocionais do estaleiro no Boat Show

    As ofertas da Ventura Marine têm estoque limitado, parcelamento sem juros e acontece exclusivamente no dia 19 de setembro

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 1º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista

    Turismo náutico: Impacto econômico no Estado de São Paulo deve aumentar em 90% no interior

    Informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18), durante a abertura do 9º Congresso Internacional Náutica, que integra a programação do São Paulo Boat Show