Noruega anuncia construção de barco de alta velocidade a hidrogênio


Sempre protagonistas, o europeus acreditam que o transporte verde vai se tornar a norma nos próximos, em vez da exceção. Para isso, investem na substituição dos maiores emissores de CO2 do planeta, os motores a combustão, por alternativas na linha da natureza. A regra vale para o setor náutico. Na Noruega, por exemplo, navios de cruzeiro e balsas só poderão navegar perto dos famosos fiordes, em cinco anos, se reduzirem as emissões em 50%.
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Como 2026 está logo ali, empresários do país não perderam tempo e (capitaneados pela empresa de tecnologia limpa TECO 2030, em um consórcio que une oito parceiros) acabam de apresentar o projeto de um dos primeiros barcos de célula de combustível de hidrogênio de alta velocidade, com emissão zero!

Importante para descarbonizar a indústria marítima, o barco será construído pelo estaleiro Grovfjord Mekaniske Verksted (GMV), perto do Porto de Narvik, com entrega prevista para 2023. De acordo com o projeto, deverá atingir 23 nós de velocidade máxima (42,5 km/h), marca que o credencia a ser usado para monitoramento, treinamento e operações de emergência na área portuária.
Outra parte importante do projeto é a construção de uma estação de abastecimento de hidrogênio, que ficará a cargo da Everfuel, fornecedora que já está construindo estações para veículos pesados em toda a Noruega. Será a primeira estação de abastecimento de hidrogênio do mundo destinada a navios e veículos pesados.
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