Você sabia que a Noruega pretende construir túneis para navios?

Por: Redação -
12/10/2021

A criação de túneis para navios já é uma possibilidade na Noruega: a construção acaba de ser aprovada, com valor estimado de 300 milhões de euros destinados à estruturação.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Os trabalhos serão iniciados no oeste do país nórdico, sendo que a administração costeira norueguesa (Kystverket) propôs um plano para concluir um processo de licitação em 2021 e iniciar a construção em 2022.

Considerando que a costa da Noruega é repleta de fiordes, reentrâncias e uma geografia que representa certo perigo para os navegadores, a ideia inicial é edificar um túnel, de 1,7 km, e que seja grande o suficiente para permitir a passagem de navios de carga e de cruzeiro.

noruega túnel

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

A alta latitude do país ainda propicia correntes de vento mais fortes que nos trópicos, o que aumenta a agitação do mar. Desta forma, o túnel permitirá aos barcos não só evitar as rotas mais perigosas, como diminuir a extensão do caminho percorrido.

noruega túnel

A ideia ronda as autoridades norueguesas há pelo menos 10 anos, até ela ser considerada uma possível realidade. A equipe por trás do projeto — a Stad Ship Tunnel — contou que existem alguns lugares com maior urgência dessa alternativa, tamanha adversidade.

Leia também

» Caribe contará com primeira marina dedicada a superiates. Conheça Porto Habacoa

» Porto Montenegro ganha prêmio de melhor marina de superiates do mundo

» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local

É o exemplo de Stad, descrita como um local exigente no quesito “habilidade” para marinheiros no comando de navio de todos os tamanhos. A equipe por trás do projeto, inclusive, vê a área como uma das mais perigosas no país.

 

mapa stad noruega
A linha branca mostra o local a ser evitado, o mar de Stadhavet, depois da construção do túnel. Imagem: https://www.archdaily.com.br/.

A organização explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições de ondas difíceis e muitas vezes inesperadas: “Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. O mar agitado também pode durar vários dias após o vento ter diminuído, o que, por sua vez, leva a condições de navegação difíceis, mesmo em dias calmos”.

A expectativa para a Administração Costeira Norueguesa (NCA) é de que a obra esteja pronta em 2023 e, ao ser finalizada, espera-se que cerca de 100 navios de carga e passageiros naveguem por esta nova via marítima todos os dias — e navios de até 16 mil toneladas.

Confira detalhes no vídeo abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar

    Dos 21 aos 42 pés: Lanchas Coral terá 7 barcos no Rio Boat Show 2025

    Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima