Você sabia que a Noruega pretende construir túneis para navios?

Por: Redação -
12/10/2021

A criação de túneis para navios já é uma possibilidade na Noruega: a construção acaba de ser aprovada, com valor estimado de 300 milhões de euros destinados à estruturação.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Os trabalhos serão iniciados no oeste do país nórdico, sendo que a administração costeira norueguesa (Kystverket) propôs um plano para concluir um processo de licitação em 2021 e iniciar a construção em 2022.

Considerando que a costa da Noruega é repleta de fiordes, reentrâncias e uma geografia que representa certo perigo para os navegadores, a ideia inicial é edificar um túnel, de 1,7 km, e que seja grande o suficiente para permitir a passagem de navios de carga e de cruzeiro.

noruega túnel

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

A alta latitude do país ainda propicia correntes de vento mais fortes que nos trópicos, o que aumenta a agitação do mar. Desta forma, o túnel permitirá aos barcos não só evitar as rotas mais perigosas, como diminuir a extensão do caminho percorrido.

noruega túnel

A ideia ronda as autoridades norueguesas há pelo menos 10 anos, até ela ser considerada uma possível realidade. A equipe por trás do projeto — a Stad Ship Tunnel — contou que existem alguns lugares com maior urgência dessa alternativa, tamanha adversidade.

Leia também

» Caribe contará com primeira marina dedicada a superiates. Conheça Porto Habacoa

» Porto Montenegro ganha prêmio de melhor marina de superiates do mundo

» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local

É o exemplo de Stad, descrita como um local exigente no quesito “habilidade” para marinheiros no comando de navio de todos os tamanhos. A equipe por trás do projeto, inclusive, vê a área como uma das mais perigosas no país.

 

mapa stad noruega
A linha branca mostra o local a ser evitado, o mar de Stadhavet, depois da construção do túnel. Imagem: https://www.archdaily.com.br/.

A organização explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições de ondas difíceis e muitas vezes inesperadas: “Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. O mar agitado também pode durar vários dias após o vento ter diminuído, o que, por sua vez, leva a condições de navegação difíceis, mesmo em dias calmos”.

A expectativa para a Administração Costeira Norueguesa (NCA) é de que a obra esteja pronta em 2023 e, ao ser finalizada, espera-se que cerca de 100 navios de carga e passageiros naveguem por esta nova via marítima todos os dias — e navios de até 16 mil toneladas.

Confira detalhes no vídeo abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 2º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)

    Assista à transmissão ao vivo do terceiro dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Confira as palestras do dia 30 no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show

    De regatas virtuais a papo sobre vela, salão náutico terá cinco palestrantes nesta terça-feira (30)

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água