Você sabia que a Noruega pretende construir túneis para navios?
A criação de túneis para navios já é uma possibilidade na Noruega: a construção acaba de ser aprovada, com valor estimado de 300 milhões de euros destinados à estruturação.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Os trabalhos serão iniciados no oeste do país nórdico, sendo que a administração costeira norueguesa (Kystverket) propôs um plano para concluir um processo de licitação em 2021 e iniciar a construção em 2022.
Considerando que a costa da Noruega é repleta de fiordes, reentrâncias e uma geografia que representa certo perigo para os navegadores, a ideia inicial é edificar um túnel, de 1,7 km, e que seja grande o suficiente para permitir a passagem de navios de carga e de cruzeiro.
Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!
A alta latitude do país ainda propicia correntes de vento mais fortes que nos trópicos, o que aumenta a agitação do mar. Desta forma, o túnel permitirá aos barcos não só evitar as rotas mais perigosas, como diminuir a extensão do caminho percorrido.
A ideia ronda as autoridades norueguesas há pelo menos 10 anos, até ela ser considerada uma possível realidade. A equipe por trás do projeto — a Stad Ship Tunnel — contou que existem alguns lugares com maior urgência dessa alternativa, tamanha adversidade.
Leia também
» Caribe contará com primeira marina dedicada a superiates. Conheça Porto Habacoa
» Porto Montenegro ganha prêmio de melhor marina de superiates do mundo
» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local
É o exemplo de Stad, descrita como um local exigente no quesito “habilidade” para marinheiros no comando de navio de todos os tamanhos. A equipe por trás do projeto, inclusive, vê a área como uma das mais perigosas no país.
A organização explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições de ondas difíceis e muitas vezes inesperadas: “Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. O mar agitado também pode durar vários dias após o vento ter diminuído, o que, por sua vez, leva a condições de navegação difíceis, mesmo em dias calmos”.
A expectativa para a Administração Costeira Norueguesa (NCA) é de que a obra esteja pronta em 2023 e, ao ser finalizada, espera-se que cerca de 100 navios de carga e passageiros naveguem por esta nova via marítima todos os dias — e navios de até 16 mil toneladas.
Confira detalhes no vídeo abaixo:
Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras
Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)
Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória
De regatas virtuais a papo sobre vela, salão náutico terá cinco palestrantes nesta terça-feira (30)
Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água