Nova Victory 310 Ride é a primeira lancha de passeio da carioca Victory Yachts
Nascido para fabricar barcos de pesca de alta qualidade, o estaleiro Victory Yachts, do Rio de Janeiro, lançou seu primeiro modelo em 2007, a lancha Victory 260 CC, que já chegou chegando e estimulou a construção de outros exemplares: uma cabinada do tipo walk around e outra de proa aberta, com dois consoles. De lá para cá, o estaleiro fabricou mais de 250 lanchas, entre 24,5 e 31 pés (7,46 e 9,34 m), quase todas para pescarias em mar aberto. Em meados de 2017, uma guinada, com o lançamento da primeira Victory de passeio, a 310 Ride, de 31 pés. É claro que, não fugindo à tradição do fabricante, esta cabinada tem um bom cockpit na popa. Isso significa que esta lancha pode muito bem ser usada para pescarias e mergulho, seja autônomo ou pesca subaquática.
Mas a sua verdadeira vocação são mesmo os pequenos cruzeiros com a família pelo litoral, com lugar para três ou quatro pessoas em pernoite e até 11 (mais o piloto) em passeios diurnos. A versão puramente dedicada aos pescadores, a Victory 305, é praticamente igual à Victory 310 Ride, exceto pela parte traseira da popa, inteiriça na 305, enquanto nesta 31 pés o espelho de popa se divide em dois, com entrada pelo centro e não pela lateral de boreste, o que diminui um pouco a área do cockpit. Além disso, as tampas (paneiros) dos paióis na plataforma de popa da versão pesqueira são estanques, o que não ocorre na 310 Ride. Nesta, embora alinhados com o piso, para facilitar a movimentação na plataforma, os paneiros não impedem que um pouco de água entre no porão. Mas isso não é um problema para quem não passa a maior parte a bordo navegando em mar aberto.
Um dos diferenciais das lanchas construídas pela Victory Yachts é o processo de laminação por infusão a vácuo, que deixa o casco mais forte, leve e resistente, junto com a injeção de espuma de poliuretano expandida de alta densidade e totalmente encapsulada, o que evita a absorção de água. Isso significa que as embarcações da Victory não afundam de jeito nenhum, mesmo alagadas. Outra característica das elegantes lanchas do estaleiro com sede no Rio de Janeiro é a motorização, apenas de popa, uma tendência mundial, mesmo em barcos de passeio. Na verdade, apenas uma Victory (a 245) até hoje foi construída com motorização de centro-rabeta a diesel. Com esses atributos, a Victory 310 Ride não tem concorrentes diretos no mercado brasileiro.
Você pode ver tudo sobre o modelo na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro