O inglês SS18 desliza nas águas a mais de 50 nós. E sem balançar!

Por: Redação -
10/11/2017
Foto: Divulgação

O mercado dos barcos esportivos de luxo nunca mais será o mesmo. Pelo menos é o que planeja a empresa britânica Glider Yachts, que levou para a água o primeiro exemplar de uma linha de catamarãs do futuro (na falta de um nome melhor…) de alta performance, na faixa de 18 a 80 m de comprimento. Avaliado em 600 mil libras (ou R$ 3,17 milhões), o SS18 chama a atenção pelo design futurista. Seu casco bipartido de alumínio ultraleve em nada lembra o de um barco convencional e o cockpit fica suspenso, sem, portanto, ter contato com a água — o mesmo sistema de um hidroplanador, só que muito mais sofisticado.

Sua construção, que demorou sete anos entre pesquisa e desenvolvimento, foi fruto do esforço de arquitetos navais e engenheiros aeroespaciais, que empregaram tecnologia de ponta, só encontrada, até então, em carros de Fórmula 1 e jatos particulares. Impulsionado por quatro propulsores a diesel do tipo waterjet, de 270 hp cada, o SS18 pode chegar a 56 nós de velocidade, o que o coloca entre os barcos mais rápidos do mundo.

Com 59 pés e boca de 5,3 m, este brinquedinho tem cockpit enxuto, para até oito pessoas acomodadas em belos bancos esportivos, feitos de couro e carbono. Um moderno sistema de controle de estabilidade adapta a embarcação às condições de mar, permitindo a ela deslizar sobre a água (e as ondas) e tornando uma travessia de 80 milhas, por exemplo, entre Dubai e Abu Dhabi, um passeio de 40 minutos. E, garante o fabricante, sem que os convivas derramem uma só gota de champanhe a bordo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo sustentável na Amazônia foi destaque em debate do Mtur a bordo do JAQ H1

    A secretária-executiva Ana Carla Lopes destacou o simbolismo do painel por um turismo sustentável dentro do barco movido a hidrogênio

    Salão de Usados NÁUTICA: Fairfax é a seguradora oficial do evento

    Há mais de 35 anos no mercado, empresa oferece seguros para embarcações que cobre diversas necessidades

    JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

    Embarcação movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro

    Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

    Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

    Baseada em fatos reais: minissérie da Netflix retoma o Naufrágio de Heweliusz aos holofotes

    Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça