Para o secretário Vinicius Lummertz, São Paulo poderá receber seis milhões de turistas por ano

Ex-ministro do Turismo, Lummertz vê no turismo (incluindo o náutico) potencial para causar efervescência na economia do país

29/09/2022

“Vou falar de um programa que é uma semente”, disse Vinicius Lummertz, ao abrir sua palestra durante o 7º Congresso Internacional Náutica, ocorrido na última semana, na capital paulista. “A economia do visitante”.

 

Ex-ministro do Turismo, autor do livro “Sem Turismo a Conta não Fecha”, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo vê no turismo (incluindo o náutico) potencial para causar efervescência na economia do país, ficando a passo com agronegócio na geração de divisas. Mas é necessário criar ambiente favorável ao empreendedor, a fim de que essa previsão vire realidade.

 

Para isso, foi feito um mapeamento dos municípios com vocação para turismo náutico. São Paulo tem 120, de acordo com a Secretaria. São 630 quilômetros de costa marítima, cerca de 4.200 quilômetros de rios navegáveis e mais de 50 reservatórios (lagos e represas). “A ideia é revelar o potencial de um setor que pode gerar muitos empregos e movimentar a economia”, revelou Vinicius Lummertz.

 

Ao mesmo tempo, sua Secretaria criou um programa de estruturas náuticas que beneficiará 13 municípios do interior de São Paulo, localizados à beira de rios, lagos e represas. Com esse investimento, o número de turistas e excursionistas, que atualmente está em torno de 1,7 milhão por ano deve chegar a quase seis milhões em dez anos. A estimativa é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta.

 

O programa inclui a implantação de passarelas, píeres flutuantes e sistemas de ancoragem, todos em peças pré-montadas. Em terra, caminho e passeio, decks de madeira, pergolado, mirante, paisagismo e mobiliário urbano. As maiores estruturas serão implantadas nos municípios de Mira Estrela e Pederneiras. As obras devem terminar em dezembro deste ano.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar