Para o secretário Vinicius Lummertz, São Paulo poderá receber seis milhões de turistas por ano
Ex-ministro do Turismo, Lummertz vê no turismo (incluindo o náutico) potencial para causar efervescência na economia do país


“Vou falar de um programa que é uma semente”, disse Vinicius Lummertz, ao abrir sua palestra durante o 7º Congresso Internacional Náutica, ocorrido na última semana, na capital paulista. “A economia do visitante”.
Ex-ministro do Turismo, autor do livro “Sem Turismo a Conta não Fecha”, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo vê no turismo (incluindo o náutico) potencial para causar efervescência na economia do país, ficando a passo com agronegócio na geração de divisas. Mas é necessário criar ambiente favorável ao empreendedor, a fim de que essa previsão vire realidade.
Para isso, foi feito um mapeamento dos municípios com vocação para turismo náutico. São Paulo tem 120, de acordo com a Secretaria. São 630 quilômetros de costa marítima, cerca de 4.200 quilômetros de rios navegáveis e mais de 50 reservatórios (lagos e represas). “A ideia é revelar o potencial de um setor que pode gerar muitos empregos e movimentar a economia”, revelou Vinicius Lummertz.
Ao mesmo tempo, sua Secretaria criou um programa de estruturas náuticas que beneficiará 13 municípios do interior de São Paulo, localizados à beira de rios, lagos e represas. Com esse investimento, o número de turistas e excursionistas, que atualmente está em torno de 1,7 milhão por ano deve chegar a quase seis milhões em dez anos. A estimativa é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta.
O programa inclui a implantação de passarelas, píeres flutuantes e sistemas de ancoragem, todos em peças pré-montadas. Em terra, caminho e passeio, decks de madeira, pergolado, mirante, paisagismo e mobiliário urbano. As maiores estruturas serão implantadas nos municípios de Mira Estrela e Pederneiras. As obras devem terminar em dezembro deste ano.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Bianca Colepicolo analisa o sucesso do projeto, que foi aberto ao público e uniu esporte, cultura e empreendedorismo
Estudo aponta que organismo retirou até 42% de antibiótico de águas residuais
Parte da tripulação se despede, enquanto novos integrantes embarcam na saga em parceria com a Yanmar que seguiu para o Brasil
Com mais de 3 mil km de costa, país começa a atrair marinas e resorts voltados ao turismo de alto padrão
União improvável entre pontoon e carro deu origem a uma embarcação cheia de estilo e bom humor. Veja fotos!