Para o secretário Vinicius Lummertz, São Paulo poderá receber seis milhões de turistas por ano

Ex-ministro do Turismo, Lummertz vê no turismo (incluindo o náutico) potencial para causar efervescência na economia do país

29/09/2022

“Vou falar de um programa que é uma semente”, disse Vinicius Lummertz, ao abrir sua palestra durante o 7º Congresso Internacional Náutica, ocorrido na última semana, na capital paulista. “A economia do visitante”.

 

Ex-ministro do Turismo, autor do livro “Sem Turismo a Conta não Fecha”, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo vê no turismo (incluindo o náutico) potencial para causar efervescência na economia do país, ficando a passo com agronegócio na geração de divisas. Mas é necessário criar ambiente favorável ao empreendedor, a fim de que essa previsão vire realidade.

 

Para isso, foi feito um mapeamento dos municípios com vocação para turismo náutico. São Paulo tem 120, de acordo com a Secretaria. São 630 quilômetros de costa marítima, cerca de 4.200 quilômetros de rios navegáveis e mais de 50 reservatórios (lagos e represas). “A ideia é revelar o potencial de um setor que pode gerar muitos empregos e movimentar a economia”, revelou Vinicius Lummertz.

 

Ao mesmo tempo, sua Secretaria criou um programa de estruturas náuticas que beneficiará 13 municípios do interior de São Paulo, localizados à beira de rios, lagos e represas. Com esse investimento, o número de turistas e excursionistas, que atualmente está em torno de 1,7 milhão por ano deve chegar a quase seis milhões em dez anos. A estimativa é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta.

 

O programa inclui a implantação de passarelas, píeres flutuantes e sistemas de ancoragem, todos em peças pré-montadas. Em terra, caminho e passeio, decks de madeira, pergolado, mirante, paisagismo e mobiliário urbano. As maiores estruturas serão implantadas nos municípios de Mira Estrela e Pederneiras. As obras devem terminar em dezembro deste ano.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Santa Catarina domina listas do Google de praias mais bem avaliadas e fotografadas do Brasil

    Feito em comemoração ao aniversário de 20 anos do Maps, os dois rankings têm ponto catarinense em 1º lugar

    Homem é engolido e cuspido por baleia enquanto navegava em caiaque

    Jovem de 23 anos teve encontro com jubarte no Chile, ao tentar realizar uma travessia com o pai

    Submarino Titan: áudio da implosão é divulgado pela Guarda Costeira dos EUA; ouça

    Cinco pessoas morreram no incidente durante expedição aos destroços do Titanic, em junho de 2023

    Copa Mitsubishi de Vela completa 25 anos em 2025

    Inscrições para a 1ª etapa já estão abertas, com novidade para a classe RGS Cruiser; confira o calendário completo do torneio

    Peixe-diabo negro é visto pela primeira vez em águas rasas

    Assustadora em filme, tamanho da espécie surpreendeu após registro na Espanha