Paris pretende converter seus barcos para elétricos até 2024

Por: Redação -
14/02/2019
Foto: Divulgação

O rio Sena pode se tornar, em pouco tempo, uma das viagens de turismo náutico mais ecológico do mundo. A capital francesa lançou um plano ambicioso, enquadrado na celebração dos próximos Jogos Olímpicos de 2024, que converterá todos as embarcações parisienses em elétricas.

“Mais de 200 barcos viajam diariamente ao longo do leito do rio Sena, com 13 quilômetros de extensão, representando 50% do tráfego fluvial francês e 80% da atividade de embarcações de cruzeiro em todo o país. Essa mudança levará a uma redução significativa da pegada de carbono da cidade graças a um transporte de energia limpa”, destaca o presidente da Autoridade Portuária de Paris (CPP), Olivier Jamey.

O responsável pela motorização destes barcos será a Torqeedo, dentro de um programa em que diferentes administrações públicas francesas também participam. “Estamos analisando cada caso para saber o uso detalhado das rotas dos barcos, os modelos que visitam os monumentos e os restaurantes, bem como viagens para eventos privados ou frete”, acrescenta Jamey.

LEIA TAMBÉM
>>Retomada do mercado náutico movimenta litoral de SC nesta temporada de verão
>>Projeto do maior megaiate particular do mundo prevê cassino e galeria de arte
>>Novo iate de 27 metros da Azimut Yachts será fabricado no Brasil

A cada ano, oito milhões de turistas usam esse tipo de transporte para aproveitar seu tempo de lazer na capital parisiense e conhecer ao mesmo tempo a história e a cultura da cidade. “Os sistemas elétricos e de bateria da empresa também são compatíveis com o sistema de inovação de gerenciamento de frota e também com um sistema inovador disponível para as operadoras”, disse o CEO da Torqeedo, Christoph Ballin.

Com essa mudança tecnológica, Paris continua sua política de reduzir as emissões de CO2 em toda a capital na seção sobre mobilidade urbana. A solução parisiense, longe de construir mais corrimões ou túneis para facilitar o tráfego de carros, tem sido, no estilo nórdico. Funciona desencorajando o uso do carro e promovendo o transporte público e o ciclismo.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio

    Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade

    Teste Triton 410 HT: cabinada versátil na motorização traz tendências que agradam

    Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes

    Vinagre nas praias da Austrália? Entenda o motivo por trás da estratégia

    Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial

    Como surgiram as montanhas escondidas sob o gelo da Antártica?

    Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana

    Volvo Penta é presença confirmada no Marina Itajaí Boat Show 2025

    Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho