Projeto de quase 40 anos, Marina São Bento está prestes a sair do papel em Angra dos Reis

Por: Redação -
31/08/2022
Projeção artística da Marina São Bento, que sairá do papel em Angra dos Reis (RJ)

É oficial: Angra dos Reis ganhará uma nova marina! O projeto da Marina São Bento, que já se estende há quase 40 anos, deverá sair do papel.

A informação foi divulgada em vídeo pelo prefeito de Angra, Fernando Jordão, ao lado do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e da deputada federal Soraya Santos.

VEJA TAMBÉM
>> Memória Náutica: relembre o São Paulo Boat Show 2005
>> Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show

Essa é uma notícia animadora para o setor náutico e, principalmente, para o mercado de Angra dos Reis, parte da Costa Verde no estado do Rio de Janeiro.

“Isso vai representar seis mil empregos diretos para o turismo”

Fernando Jordão, prefeito de Angra dos Reis

“Vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e não terá um centavo do dinheiro público. Esse é um sonho da população de Angra há mais de 30 anos”, comemorou o prefeito.

“Isso é um processo antigo, desde 1986, que agora vai ser resolvido para Angra dos Reis, que é a porta de entrada da Costa Verde”, disse a deputada Soraya durante encontro em que a Companhia Docas assinou documento cedendo o terreno onde a marina será implantada.

O projeto da Marina Porto São Bento contará com terminal internacional para a parada de transatlânticos, marinas seca e molhada, hotel e centro de convenções, entre outras benfeitorias.

Conhecida por sua beleza natural e por ter 365 ilhas em seu território, o município será um dos destinos náuticos apresentados durante o 25º São Paulo Boat Show, em setembro. É inegável o DNA náutico do local!

Impasse judicial de quase 40 anos

O andamento do projeto estava parado devido a um impasse judicial entre a prefeitura de Angra e a Companhia Docas do Rio de Janeiro — discussão que começou em 1986.

Durante um encontro em Brasília, no mês de junho, a Companhia Docas aceitou fazer um acordo com a prefeitura de Angra na ação judicial que “congelou” os lotes 4 e 8, duas importantes áreas da cidade.

O município ganhou o direito sobre o Lote 4 em 2009 e, desde então, a Companhia Docas solicitava sua propriedade na Justiça. Por sua vez, a prefeitura ingressou com uma ação pedindo a posse do Lote 8, o Aterro do Carmo, que pertence à Docas, pois também tinha um projeto urbanístico para o local.

No encontro em Brasília ficou acordado que ambas as partes vão retirar suas ações judiciais e ficarão responsáveis por seus respectivos terrenos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade