Projeto de quase 40 anos, Marina São Bento está prestes a sair do papel em Angra dos Reis

Por: Redação -
31/08/2022
Projeção artística da Marina São Bento, que sairá do papel em Angra dos Reis (RJ)

É oficial: Angra dos Reis ganhará uma nova marina! O projeto da Marina São Bento, que já se estende há quase 40 anos, deverá sair do papel.

A informação foi divulgada em vídeo pelo prefeito de Angra, Fernando Jordão, ao lado do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e da deputada federal Soraya Santos.

VEJA TAMBÉM
>> Memória Náutica: relembre o São Paulo Boat Show 2005
>> Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show

Essa é uma notícia animadora para o setor náutico e, principalmente, para o mercado de Angra dos Reis, parte da Costa Verde no estado do Rio de Janeiro.

“Isso vai representar seis mil empregos diretos para o turismo”

Fernando Jordão, prefeito de Angra dos Reis

“Vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e não terá um centavo do dinheiro público. Esse é um sonho da população de Angra há mais de 30 anos”, comemorou o prefeito.

“Isso é um processo antigo, desde 1986, que agora vai ser resolvido para Angra dos Reis, que é a porta de entrada da Costa Verde”, disse a deputada Soraya durante encontro em que a Companhia Docas assinou documento cedendo o terreno onde a marina será implantada.

O projeto da Marina Porto São Bento contará com terminal internacional para a parada de transatlânticos, marinas seca e molhada, hotel e centro de convenções, entre outras benfeitorias.

Conhecida por sua beleza natural e por ter 365 ilhas em seu território, o município será um dos destinos náuticos apresentados durante o 25º São Paulo Boat Show, em setembro. É inegável o DNA náutico do local!

Impasse judicial de quase 40 anos

O andamento do projeto estava parado devido a um impasse judicial entre a prefeitura de Angra e a Companhia Docas do Rio de Janeiro — discussão que começou em 1986.

Durante um encontro em Brasília, no mês de junho, a Companhia Docas aceitou fazer um acordo com a prefeitura de Angra na ação judicial que “congelou” os lotes 4 e 8, duas importantes áreas da cidade.

O município ganhou o direito sobre o Lote 4 em 2009 e, desde então, a Companhia Docas solicitava sua propriedade na Justiça. Por sua vez, a prefeitura ingressou com uma ação pedindo a posse do Lote 8, o Aterro do Carmo, que pertence à Docas, pois também tinha um projeto urbanístico para o local.

No encontro em Brasília ficou acordado que ambas as partes vão retirar suas ações judiciais e ficarão responsáveis por seus respectivos terrenos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Náutica Responde: barco parado gasta combustível?

    Entenda quais situações fazem uma embarcação consumir combustível mesmo sem sair do lugar e o que pode ajudar a reduzir esse gasto

    Empresa usa IA para caçar tesouros no fundo do mar e procura “pirata” com salário de até R$ 2,6 milhões

    AE Studio quer contratar especialista em navegação e mergulho para recuperar cargas de naufrágios antigos apontados por inteligência artificial em registros coloniais espanhóis

    Por dentro do novo iate do Neymar: Bruna Biancardi revela interiores do Enejota; veja!

    Esposa do craque santista postou as primeiras filmagens da embarcação e exibiu diversas áreas do barco; confira as fotos

    "Delicioso para beber": especialista dá detalhes de champanhe encontrado em naufrágio de 160 anos

    Pesquisadores acreditam que a bebida teria sido destinada à corte do czar Alexandre II, da Rússia

    Brasileira que viajou mais de 60 vezes no cruzeiro da Disney recebe homenagem em ilha da empresa

    Luciana Misura, especialista em cruzeiros da companhia, ganhou uma placa com seu nome em Castaway Cay após completar 50 viagens com a Disney